Acolhimento Corresponsável – HRSP Xanxerê

16 votos

Iniciam atendimento de acolhimento corresponsável no Hospital Regional São Paulo 

Hospital de Xanxerê contempla projeto pioneiro de Acolhimento Corresponsável no Estado de SC

Iniciou nesta semana, os atendimentos de Acolhimento Corresponsável na Emergência do Hospital Regional São Paulo – ASSEC de Xanxerê. A informação é da Gerente de Atendimento da instituição, Enfermeira Michele Suzana Fernandes. Conforme ela, o Projeto Acolhimento Corresponsável foi desenvolvido pelo Colegiado Gestor Estadual de Humanização, objetivando a garantia da continuidade do atendimento dos pacientes em seus municípios de origem. “A principal proposta deste projeto é fortalecer o trabalho entre a rede de atendimento e construir vínculos por meio do encaminhamento corresponsável, onde existe a referência que é o hospital e a contra referência que são os diversos setores de saúde dos municípios”, frisa.

 

Michele destaca que o público alvo deste projeto são os pacientes portadores de doenças degenerativas como o diabetes, hipertensão, insuficiência renal crônica, crianças de baixo peso e que sofreram algum tipo de violência e gestantes que apresentarem o pré-natal incompleto, que dão entrada na Emergência do HRSP. “Estes pacientes, após receber o atendimento ambulatorial na emergência, passarão a ter o atendimento de acolhimento corresponsável, onde nossas assistentes sociais entrarão em contato com o serviço de referência do município de origem do paciente, para garantir a continuidade de seu tratamento”, ressalta.

O projeto Acolhimento Corresponsável desenvolvido pelo Colegiado Gestor Estadual de Humanização propõe alternativas que favoreçam a qualidade do cuidado partindo da atenção integral ao usuário atendido na Emergência do Hospital Regional São Paulo. Este projeto é pioneiro no Estado de Santa Catarina, sendo que os hospitais aptos para desenvolver este projeto foram o HRSP e o Hospital Doutor Waldomiro Colautti  do município de  Ibirama.

Jornalista Meriana C Peri – Ascom HRSP