Unidade de Saúde da Família de Soledade I faz uma “roda” diferente em Natal

12 votos

 A USF Soledade I está localizada no bairro do Potengi, Zona Norte de Natal e inserida no Distrito Sanitário Norte. Atua com duas equipes de saúde da família em uma área de 1800 famílias adscritas. É uma unidade de pequeno porte estrutural com estrutura física inadequada por ser uma casa de conjunto habitacional adaptada para uma unidade de saúde.
Diante da falta de espaço físico, os trabalhos coletivos com os grupos organizados da localidade vêm sendo realizados na igreja local ou no conselho comunitário segundo a disponibilidade destes.
Há quatro meses, fomos convidados a participar da experiência de uma roda de conversa na USF Panatis junto à consultora da PNH no RN Sheylla Maria. Compartilhando as nossas experiências, percebemos que as dificuldades apresentadas naquela roda não eram diferentes das que vivenciamos na Unidade e que aquele espaço revelava-se de fundamental importância para a escuta da equipe e para as reflexões acerca do processo de trabalho.
Seguimos participando de algumas outras rodas no Panatis e construindo aos poucos este espaço na nossa unidade junto aos demais trabalhadores, sempre convidando algumas pessoas da rede para contribuírem com o processo.  As “rodas” acontecem quinzenalmente na igreja, espaço que foi disponibilizado por meio dos usuários da unidade.
Sentimos que a roda vem oferecendo oportunidades de expor as tantas questões que nos incomodam no difícil trabalho na ESF.  Compartilhamos os questionamentos e as angústias que sentíamos de forma isolada, cada um em seu lugar; estamos experimentando um fazer onde as falas, os sentimentos e as idéias do outro compõem outros significados, revelam os saberes diversos e a preciosidade daquilo que é tecido junto, em conjunto.