SUS amplia vacina para hepatite B

14 votos

A faixa etária de vacinação contra a hepatite B foi ampliada. A partir de agora, homens e mulheres com até 49 anos podem receber a vacina gratuitamente nos postos de saúde. Até então, a idade limite para vacinação gratuita era até 29 anos.

A vacina é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra a hepatite, cuja produção é feita pelo Instituto Butantan, em São Paulo. A proteção é garantida após a aplicação de três doses. A segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira e a terceira, seis meses após a primeira.

A vacina também é oferecida aos grupos mais expostos à doença, independentemente da faixa etária, como gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares, rodoviários, doadores de sangue, profissionais do sexo e coletores de lixo domiciliar e hospitalar.

Vírus perigoso

A hepatite  pode ser transmitida por relações sexuais,  pelo contato com sangue  e por materiais cortantes contaminados pelo vírus, como alicate de unha.

Estimativas apontam que 2,3 milhões de brasileiros são portadores das hepatites, sendo (800 mil) do tipo B e (1,5 milhão) do tipo C. O teste, o tratamento e o acompanhamento das hepatites virais estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).Fonte:https://www.canalminassaude.com.br/