“1º Passeata Comunitária Contra a Violência à Pessoa Idosa do Livramento” 03.07.2013

12 votos

 Grupo de Idosos Renascer do Livramento, foi criado  há dois anos, logo após a implantação da Estratégia Saúde da Família. A comunidade Nossa Senhora do Livramento está situada à margem esquerda do baixo Rio Negro, no igarapé do Tarumã – Mirim da foz com o rio Negro na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé (RDS- TUPÉ). Sua distância de Manaus é de aproximadamente 7 km, e o acesso se dá somente por via fluvial.

O envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção, um direito social, e é dever do Estado garantir à pessoa a proteção à vida e à saúde mediante a efetivação de políticas públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade. A garantia desses direitos está determinada na legislação com o advento do Estatuto do Idoso – Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 -, considerada uma das maiores conquistas da população idosa brasileira. (Estatuto do Idoso)

Com os crescentes números de violências à pessoa idosa, temos a necessidade de cada vez mais se divulgar esses direitos, e a passeata é um dos meios.