P. N. H: viajando pela “estrada da saúde” no Piauí…

11 votos

P. N. H: viajando pela “estrada da saúde” no Piauí…

 

 

 

Picos -PI                                                
 

                   São Raimundo Nonato -PI                                              

             
                                   

A equipe do Projeto Acolhimento na Atenção Hospitalar continua nas estradas do Estado do Piauí, segue para mais uma atividade junto aos Grupos de Trabalho de Humanização (G.T. H) dos dez Hospitais Regionais do Estado. A visita dos técnicos da SESAPI (Secretaria Estadual da Saúde do Estado do Piauí) aconteceu nos dias 15,16, e 17 de julho de 2013. Nas cidades de São Raimundo Nonato no Hospital Regional Senador Cândido Ferraz e Picos no Hospital Regional Justino Luz, respectivamente.

No Hospital Senador Cândido Ferraz o G.T.H. mostra empenho na materialização das Diretrizes Acolhimento e Ambiência da P.N.H. Várias ações foram desenvolvidas pelo grupo, principalmente relacionada à ambiência, com destaque para o setor de fisioterapia do hospital antes muito pequeno para sua demanda, o que provocava um stresse nos profissionais e nos usuários e a otimização do trabalho ficava bastante comprometido, agora o setor está instalado em uma casa com espaços arejados, amplos e com acomodações para toda a demanda, tornando assim, um ambiente bem acolhedor. Podemos destacar também, a enfermaria obstétrica ocupou o lugar da fisioterapia, com climatização, ampla, bem arejada e acolhedora, no dispositivo acolhimento com classificação de risco percebemos que iniciaram a implantação, mas necessita de ajustes e maiores adequações em conformidade com o que define a PNH.
Não podemos deixar de ressaltar a participação da diretora geral do hospital a enfermeira Yana Mara que participou da roda de conversa do inicio ao fim e demonstra total interesse em concretizar a P.N. H no Hospital, pois acredita que a Política de Humanização irá trazer grandes benefícios ao serviço de saúde, cuidado com o usuário e funcionários. Queremos registrar o empenho de todos do G.T.H. envolvidos na fomentação da Política no Hospital Cândido Ferraz.

Em Picos, no Hospital Regional Justino Luz a realidade é bem diferente, depois da realização da pesquisa para diagnóstico situacional e da realização da I Oficina de sensibilização da P.N.H e formação do G.T.H, não foi implementada  nenhuma ação disparada no sentido da materialização da P.N.H, após Oficina de sensibilização realizada em novembro de 2012.. Durante essa roda de conversa foi consensuado dois encaminhamentos:
  Uma nova roda de conversa para o dia19 de agosto de 2013;
  Realizar uma roda de conversa entre as pessoas presentes nesta reunião com o objetivo de elencar e discutir os problemas e soluções para serem apresentadas na roda do dia 19 de agosto de 2013.

A equipe trabalha com otimismo acreditando que cada ação por mínima que seja tem um efeito sempre inesperado, o que provoca mudanças no processo de trabalho. Essas atitudes contribuem para colocar o SUS sempre em discussão e de alguma forma serve como fortalecimento e qualificação de ações de saúde, seja na Gestão ou na Atenção Hospitalar.                            

 

 Hospital Regional Justino Luz -Picos                                         Hospital Regional Cândido Ferraz-

                                                                                              São Raimundo Nonato