Roda de Conversa sobre o Aleitamento Materno na Comunidade Ribeirinha Nossa Sra. do Livramento

13 votos

A comunidade está situada à margem esquerda do baixo Rio Negro, no igarapé do Tarumã – Mirim da foz com o rio Negro na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé (RDS) a 7 km por via fluvial de Manaus capital do Amazonas e é habitada por caboclos e indígenas de várias etnias.

 

SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO 2013

Apoio às mães que amamentam próximo, contínuo e oportuno.

O Aleitamento Materno (AM) traz inúmeros benefícios ao bebê, a mãe e a sociedade, como um todo. Dentre os benefícios, encontram-se a prevenção de hemorragia e consequente anemia materna, pois a sucção do bebê auxilia na contração uterina, o que também ajuda na diminuição do tamanho do abdômen da mãe. Por isso, pode-se estimular o AM mesmo logo após o nascimento do bebê, ainda na sala de parto.

Vale dizer que o AM é extremamente prático e econômico, uma vez que o leite é produzido pelo próprio organismo, na temperatura correta, o que facilita a vida da mãe que não precisará esquentar mamadeiras, lavar utensílios de cozinha, entre outros.

Além disso, o vínculo afetivo entre a mãe e o filho é muito estimulado pelo AM, o qual ainda fortalece o sistema imunológico do bebê, protegendo-o contra infecções respiratórias e intestinais, levando-o a ganhar peso, fato que o ajudará a crescer forte.

Hoje 02 de agosto de 2013, com presenças ilustres e representantes do MS, do DISAFLU, SEMSA E SUSAM a Comunidade do Livramento sedia a Roda de Conversas sobre o Aleitamento Materno, com participação de gestantes e nutrizes indígenas.