Trabalhadores e usuários se mobilizam pela valorização do trabalho, do trabalhador e melhor qualidade da assistência

10 votos

Hoje foi um dia histórico no Hospital Infantil lucídio Portella, hospital da rede pública estadual, sediado em Teresina-PI. O dia em que trabalhadores e usuários se uniram numa grande mobilização na porta do hospital, com o objetivo de sensibilizar o poder público e a sociedade em geral, para a importância da saúde da criança e do adolescente, buscando a valorização do trabalho e do trabalhador em pediatria.

O hospital nos últimos anos vem funcionando com equipes bastante reduzidas em vários setores de trabalho, como o serviço de enfermagem, serviço social, serviço de nutrição, radiologia, dentre outros, o que tem impactado na baixa qualidade dos serviços e na saúde dos trabalhadores.

“O governo mantem contratos temporários em vez de chamar concursados, os profissionais vem adoecendo pela sobrecarga de serviços. A falta de materiais, equipamentos e manutenção é grave. Os baixos salários e a vista grossa dos gestores é terrível”. (Fátima – Enfermeira)

O hospital tem investido na melhoria da ambiência, no fortalecimento do acolhimento dos usuários e no processo de cogestão, porém o capital humano é insuficiente para um trabalho resolutivo e sem estresse.

Os trabalhadores motivados pelo apoio dos usuários empunhavam faixas, cartazes  com palavras de ordem, expressando as suas reivindicações.

“Queremos mais saúde para os trabalhadores, com melhores condições de trabalho”

“Valorização e respeito à equipe de enfermagem”

“O serviço de nutrição pede socorro. Todos os setores estão completamente fora dos padrões exigidos pela ANVISA”

“Término das obras já!”

“Reestruturação de equipes: UTI, nutrição, laboratório, lavanderia, enfermagem, médica; fim da sobrecarga de trabalho!”

Na tarde de ontem, numa visita realizada nas enfermarias, falamos da mobilização para os pais/acompanhantes e visitantes, e pedimos apoio.  Na oportunidade, algumas mães/acompanhantes perguntaram se podiam  fazer cartazes com suas reinvindicações. Estimulamos para que fizessem, e, disponibilizamos o material para a confecção.

As mães/acompanhantes  pediram mais qualidade nos serviços. “Queremos rapidez na realização de consultas e exames”  Reivindicou uma usuária

A mobilização teve a duração de 2 horas, oportunidade em que os trabalhadores e usuários fizeram um círculo num abraço simbólico ao hospital.

“Quem está doente precisa ser acolhido, precisa de um abraço” (Emília Maria – Enfermeira)

"Primeiramente só faremos esta paralisação. Depois que avaliarmos o movimento, faremos uma manifestação escrita e encaminharemos ao governador Wilson Martins”, disse a médica pediatra Leiva Moura.