Terapias integrativas complementares

16 votos

Terapias integrativas complementares                            (terapias naturais não invasivas).

Terapias integrativas complementares (terapias naturais).

Estamos na luta, e aos poucos vamos vencendo cada obstáculo com muita certeza da vitória, hoje conseguimos ser reconhecidos e agora precisamos seguir lutando para adquirir o respeito profissional como um todo.
Parabenizo o ministério da saúde por nos reconhecer, por criar espaços como este e como os outros (práticas integrativas), porém para quem não é funcionário público da saúde estas portas ainda efetivamente não funcionam, se faz necessário contratações de profissionais devidamente habilitados e com formação, e não a adaptação de funcionários até mesmo da cozinha (porque já tem matrícula) para ocupar as posições dos profissionais que lutaram até hoje para conseguir este reconhecimento. Denúncias neste sentido são feitas pelos sindicatos regionais, que funcionam como uma espécie de conselho, outra reivindicação de nossa classe.
Como serão feitas as contratações de terapeutas florais? O terapeuta holístico que reúne várias capacitações não será aproveitado? A aurículo-terapia é eficaz e muito procurada, e faz parte da terapias complementares…
E por aí vai, qual a graduação será exigida, nível técnico ou superior?
Essas e outras questões ficam sempre sem respostas mais está aberto o espaço para falarmos sobre tudo isso.
Sei que a intenção do SUS é levar as terapias complementares a população, é mais viável, econômica, e preventiva, mas como se dará este processo não está claro ainda.
Por este motivo e por reconhecer que ainda faltam alguns avanços até que chegue ao povo, foi criado o Projeto Psicanatu, que está aberto para atender a demanda local da Vila Juaniza (Galeão–RJ), que conta com uma clínica da família que não oferece esses atendimentos, e com a igreja católica Nossa Senhora do Loreto, que possui um pequeno ambulatório que reserva um espaço para atendimentos psicológicos, as filas chegam a 3 meses de espera devido a grande demanda. Então eu como Psicanalista e terapeuta integrativa com o apoio da minha mãe (Fisioterapeuta e aposentada como servidora pública da saúde), resolvi fazer minha parte. E crie o espaço Psicanatu, um espaço com acolhimento psicanalítico e utilização das terapias integrativas de acordo com as necessidade de cada indivíduo.
Bom, mas isto é outro tema para outra publicação….