I Seminário Nacional de Ouvidoria

14 votos

O Departamento de Ouvidoria Geral do SUS (Doges), em parceria com a Ouvidoria Geral do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) promove nos dias 21 e 22 de Agosto de 2013 o I Seminário Nacional de Ouvidorias Hospitalares do Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS – SNO, que acontecerá no auditório do Hotel Continental, em Porto Alegre (RS).

O objetivo do Seminário é promover a troca de experiências exitosas do trabalho de Ouvidoria junto à comunidade hospitalar, ou seja, pacientes, acompanhantes, equipes de profissionais de saúde e gestores, na perspectiva do acolhimento humanizado.

O evento também visa a fortalecer o instituto de ouvidoria como uma ferramenta de gestão e participação social e, por fim, apresentar os diferentes dispositivos da prática de Ouvidoria Ativa que busca a opinião e a satisfação do cidadão sobre o serviço prestado pelo Sistema Único de Saúde.

O seminário tem como público-alvo ouvidores de todo o Brasil para qualificar o atendimento prestado aos cidadãos pelas ouvidorias hospitalares em território nacional. Dentre os temas que serão discutidos neste evento constam ‘O papel da Ouvidoria Hospitalar no fortalecimento da Democracia Participativa’ e ‘Panorama e Tendências das Ouvidorias Hospitalares no Brasil’.

Participarão do evento Maria Moro, coordenadora Geral do SNO, do Ministério da Saúde; Ciro Simoni, secretário de Saúde do Rio Grande do Sul; Bruno Teixeira, diretor do Departamento de Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos; Luiz Carlos Bolzan, secretário municipal de Saúde de Novo Hamburgo (RS); Josué Fermon Ribeiro, ouvidor-geral da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares/MEC; ouvidores de diversos hospitais, estados e municípios brasileiros, entre outros expoentes do trabalho na área da participação e controle social no SUS.

Baixe aqui a programação do evento em PDF.