Oficina de Acolhimento à Saúde do Trabalhador do Hospital João Machado, Natal/RN.

11 votos

No dia 22 de agosto de 2013 o grupo tutorial intitulado AARRE (Acolhimento Ampliado, Responsável Resolutivo e Responsável) que participa da Formação de Apoiadores da PNH no RN, cuja tutora é a Profª Vyna Leite, realizou mais uma oficina do seu projeto de Intervenção. Desta vez nosso grupo tutorial itinerante foi até o Hospital Dr. João Machado, município de Natal.

O Hospital Dr. João Machado inaugurado em 1957 tinha antes a denominação de Hospital Colônia por ser uma colônia agrícola, desenvolvendo atividades agrícolas, pois um dos objetivos era o tratamento através do trabalho, e que garantiam a subsistência dos internos.  É o único com atendimento psiquiátrico de urgência em Natal, e referência em Saúde Mental de atenção terciária pública do Rio Grande do Norte. É classificado na categoria de média complexidade junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), sendo atualmente uma unidade reguladora das internações psiquiátricas para hospitais conveniados ao SUS, através do Sistema de Regulação (SISREG).

A oficina iniciada as 14:00h, no auditório do Recursos Humanos do Hospital trouxe como principal objetivo a possibilidade de discutir sobre posicionamento, atitudes e disparar movimentos de mudança, a partir da sensibilização de trabalhadores da saúde para escuta qualificada e resolutiva, como também, aperfeiçoar as condições de trabalho, mediar as rodas de pactuação para provocar inovações na organização do Serviço, considerando as diretrizes e dispositivos da Política Nacional de Humanização (PNH).

Primeiramente apresentamos o PLANO DE INTERVENÇÃO da turma do curso de Apoiadores do PNH (Programa Nacional de Humanização) com as apoiadoras lotadas naquele Hospital, Káthia Maria e Rosilda Freire.

Foi conduzido pela servidora/apoiadora Káthia que deu boas vindas aos participantes, que foram recebidos com apresentação de uma seção de slides com belíssimas paisagens e uma música ao fundo.

Em seguida foram apresentados os componentes do grupo aos servidores presentes.
• Maria Marconeide (HWMG);
• Rosilda Freire (Hospital João Machado);
• Lucia de Fátima (SESAP);
• Letícia Pereira (Hospital da Policia);
• Ana Maria (Unidade da Saúde da família do Planalto);
• Damares (Unidade de Saúde do Planalto);
• Antonia Iara(Unidade de Saúde Planalto);
• Tatiana (Cerest-/SESAP);
• Ana Maria (COHUR/SESAP) e
• Vyna (NESC/UFRN Tutora do curso).

Foi feita a exposição da programação da tarde e logo após o momento de apresentação de todos os presentes realizamos uma vivência intitulada "óleo nas engrenagens". Os participantes eram convidados a massagear, com oléo distribuído entre eles, suas próprias mãos, punhos, cotovelos e região cervical e sentirem seus músculos mais relaxados para em seguida fazerem exercícios de alongamento leves, também de membros superiores.  Após a atividade vivencial foi lido pela apoiadora Rosilda, o texto "Algumas gotas de óleo lubrificante" onde pudemos compartilhar nossas reflexões sobre os ruídos que também fazemos em nosso cotidiano de trabalho, provocados muitas vezes pelo falta de comunicação ou de escuta qualificada. Em seguida compartilhamos nossas impressões sobre o momento do acolhimento.

Na sequencia foi apresentado o plano de intervenção que objetiva contribuir com a saúde do trabalhador das unidades de saúde participantes do grupo tutorial.

Em seguida foi aberto espaço para partilha de opiniões dos servidores.

O Sr. Edinildo Emídio de Lima (Coordenador dos Recursos Humanos) falou das dificuldades de comunicação entre os setores Departamento de Pessoal e Recursos Humanos; As servidoras do Departamento de Pessoal expuseram a falta de estrutura física adequado e as condições de trabalho, para a resistência as mudanças de local de trabalho. Quanto à fusão não haverá resistência.

Foram feitas várias intervenções que teve como encaminhamento a construção de uma roda de conversa a ser realiza no dia 26/07/2013 às 11 horas com a participação das apoiadoras do curso de PNH, que se propuseram a fortalecer o processo dialógico na instituição João Machado, juntamente com os demais envolvidos.

Ao final, foi agradecido o comparecimento de todos e convidados a saborear um delicioso lanche ofertado e cuidadosamente preparado pelas apoiadoras do Hospital.

Sem dúvida esse foi mais um momento de construção de grupalidade e fortalecimento da saúde do trabalhador, a partir do empoderamento da função apoio.