Acolhendo o trabalhador da saúde do Hospital Walfredo Gurgel/Clóvis Sarinho, Natal/RN.

16 votos

O grupo tutorial AARRE realizou no dia 01 de Agosto de 2013 no Espaço do Servidor do Hospital Walfredo Gurgel, mais uma intervenção da formação de apoiadores da PNH no RN. O grupo realizou uma Roda Dialógica com o tema: Acolhimento com vistas ao fortalecimento do “Projeto Conhecendo Quem Faz” na perspectiva da saúde do trabalhador. Estiveram presentes a Dra. Maria de Fátima Pinheiro enquanto diretora do hospital, a Coordenadora do Núcleo de Assistência a Saúde do Trabalhador (NAST) na pessoa da Dra. Leila, servidores da instituição e convidados (membros do grupo AARRE) funcionários de outras instituições.

 

O projeto "Conhecendo quem faz" já existe desde 2010 nesta instituição e é fruto do resultado de uma pesquisa realizada por duas estagiárias de Serviço Social no âmbito do hospital. O projeto identificou a falta de um espaço de fala e escuta do trabalhador dessa instituição, gerando a partir dessa constatação a criação do espaço de escuta e partilhas como viabilizador da necessidade trazida pelos trabalhadores nos seus relatos.

Diante disso uma das estagiárias e também servidora do hospital se implica com a proposta e segue na luta, pactuando com a gestão a criação do “Espaço”  que, diga-se de passagem não foi tarefa fácil, bem com a implementação do projeto, mas graças a acreditação da mentora deste, e de algumas pessoas envolvidos, este segue até os dias atuais.

A roda facilitada pelas apoiadoras do hospital foi bastante significativa, levando os participantes expressarem quão grande era a alegria de fazer parte daquele momento. A grupalidade instituída nesse momento trouxe para nós apoiadores em formação da PNH o sentimento de que estávamos no caminho certo, isto é, fortalecermos um projeto já instituído.

Iniciamos  com a apoiadora Denise dando as boas vindas aos participantes e falando de forma pontual um pouco sobre o projeto e sua origem. Passado esse primeiro momento a roda foi aquecida num abraço coletivo o qual foi permeado por uma dinâmica facilitada pelo fisioterapeuta  do NAST, Elielto Pedrosa também servidor do hospital.

Logo depois as apoiadoras Pollyanna e Marconeide fizeram a mediação  de uma leitura interativa que trazia como tema: “acolhimento”.  Para isto, foi dado a cada participante um fragmento do texto, contendo um número direcionador no sentido de nortear a leitura na objetivação de que todos participassem daquele momento interativo/reflexivo.

Ao final da leitura a tutora do curso de capacitação da PNH, Vyna Leite expôs também de modo introdutório, os aspectos inerentes ao curso, enfatizando o objetivo da intervenção e citando as instituições  envolvidas nesse projeto que traz como foco de intervenção o ACOLHIMENTO, AMPLIADO, RESOLUTIVO, RESPONSÁVEL E EFICIENTE (AARRE).

Passado essa fase de reflexão foi aberto às falas dos participantes para que eles pudessem expressar o seu sentimento com relação àquele momento. Vale destacar que essa foi a parte mais significativa da roda, pois é nesse momento em eles expressaram seus sentimentos e ressentimentos com relação ao acolhimento em todos os  seus aspectos. Nesses relatos estavam impressos, alegrias, tristezas e decepções tanto de modo individual quanto de grupos ou pares.
Em continuação com relação a temática do acolhimento uma das participantes disse “tenho dificuldade em acolher sem interferir na fala do outro, emitir opinião precipitada ou simplesmente ouvir o que ele tem a dizer”. Alguns falaram do sentimento de estarem ali, muitos relataram de como se sentiam acolhidos naquele espaço, outros apenas contaram a sua história. 

 

 

 

Ao final destas falas a tutora Vyna Leite realizou uma atividade vivencial conhecida como "Quem sou eu e o que estou fazendo com meus sentimentos", levando a um vivência relaxante, que seguiu na direção do cuidado a nós mesmos. Foi muito interessante, pois nos fez refletir sobre o autocuidado como parte fundamental para o cuidado ao outro. Fez-se uma pausa e foi sugerido abraçarmos um ao outro para fechar aquele momento.

Chagamos ao término do evento pactuando o próximo encontro e deixando como encaminhamento o fortalecimento do “projeto conhecendo quem faz” no sentido de fomento a proposta e diretrizes da Política Nacional de Humanização, bem como a política de saúde do trabalhador.
Encerramos a roda dessa vez com o sentimento de que precisávamos ampliar a grupalidade ali instituída e assim pactuamos novos encontros e aproximação com outros parceiros como UFRN.

E como toda boa roda deve terminar, nos encaminhamos para um delicioso lanche cuidadosamente organizado pelas apoiadoras.