Você conhece a Comunidade de Práticas da Atenção Básica?

15 votos

O que é a Comunidade de Práticas da Atenção Básica?

A Comunidade de Práticas se propõe a ser um espaço virtual vivo, dinâmico, com efetivo valor de uso para o SUS. O projeto consiste de um conjunto de estratégias articuladas em torno de uma proposta principal: a oferta de uma plataforma virtual que possibilite a constituição de comunidades virtuais entre os trabalhadores e gestores da atenção básica das três esferas de governo.

O que queremos com isso?

A partir do compartilhamento de experiências, discussões de casos, fóruns temáticos, pretende-se construir um espaço que acolha a gestão e o trabalho em saúde e que, a partir desses encontros, possa fortalecer e ampliar a qualidade dos serviços de saúde prestados. Queremos propiciar um espaço de aprendizagem colaborativa e de ativação da inteligência coletiva.

O que eu encontro na Comunidade de Práticas?

– Um espaço de trocas entre trabalhadores da Atenção Básica de todo Brasil

– Comunidades temáticas, com acervos atualizados pelos próprios pares e posts livres

– Um lugar para você socializar suas experiências na atenção básica

– Fóruns de discussão

– Curso EAD sobre doenças crônicas

– WEB TV com temas de interesse da Comunidade.

– E finalmente, nossa mais nova aposta: O espaço para inscrição e contato com todos os relatos de experiências para a IV Mostra Nacional de experiências em Atenção Básica/Saúde da Família -2014.

Faça a inscrição de sua experiência para a Mostra até o dia 15 de setembro e nos diga:O que você conta do que você faz? https://www.mostrasaude.net/

Quem é responsável por esse projeto?

Para o projeto dar certo ele precisa contar com a co-responsabilização daqueles que são a alma da Atenção Básica: Seus trabalhadores. Mas do ponto de vista formal, o projeto é desenvolvido pelo DAB (Departamento de Atenção Básica, da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde – DAB/SAS/MS), contando com o apoio da OTICS (Observatório de Tecnologias em Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde) e da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde, aos quais se agregarão outras entidades da sociedade civil.

Acesse o site da Comunidade de Práticas, cadastre-se e faça parte da construção desse espaço!