Informações para usuários e familiares sobre o programa Crack

17 votos

Compartilho

Site reúne informações para usuários e familiares sobre o programa Crack, é possível vencer.

Agora ficou mais fácil localizar os serviços públicos de saúde disponíveis para atender os dependentes de drogas. O governo federal lançou na semana passada o site ‘Observatório do Programa Crack, é possível vencer‘.
Com a nova ferramenta, qualquer pessoa pode acessar pela internet  informações como endereços dos CAPS, Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, leitos especializados em saúde mental e equipes de Consultório na Rua.

No Observatório, as informações estão organizadas nos três eixos centrais do “Crack, é Possível Vencer”: Prevenção, Cuidado e Autoridade.
No eixo Cuidado, pode-se localizar informações sobre os serviços e equipamentos de saúde e assistência social para atender usuários de drogas e seus familiares. É possível localizar endereços dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), leitos especializados em saúde mental, equipes de Consultório na Rua e Abordagem Social na Rua, Unidades de Acolhimento, e demais espaços de cuidados com a saúde de dependentes e seus familiares.

O terceiro eixo, Autoridade, que tem como finalidade a redução da oferta de drogas ilícitas no Brasil, reúne informações sobre as bases móveis, policiais capacitados em policiamento de proximidade e operações da Polícia Federal para desestruturação de organizações criminosas.

No eixo Prevenção podem-se localizar informações quanto à capacitação de profissionais e da sociedade civil e a localização de Centros Regionais de Referência, que oferecem cursos presenciais de capacitação. Neste eixo estão, por exemplo, ações nas escolas, nas comunidades e de comunicação com a população.

Família – As informações são fundamentais não só para quem é usuário de drogas e deseja iniciar um tratamento, como também para amigos e familiares que precisam de orientação. O secretário de Atenção à Saúde do Mistério da Saúde, Helvécio Magalhães, explica que o observatório do programa é mais um instrumento no enfrentamento ao crack. “Um problema de saúde pública exige múltiplas ações, múltiplos serviços em diferentes dimensões”, explica.

Segundo secretário, às vezes, no transcurso da vida do usuário as demandas se modificam e por essa razão estão sendo potencializando os serviços do programa. “Expandindo com qualidade, nós vamos ter todas as condições de, até o final de 2014, termos uma outra realidade de oferta de serviços públicos dentro desse programa.”

Em todo Brasil, estão em funcionamento 37 CAPS, 60 Unidades de Acolhimento, além de 225 vagas em 14 comunidades terapêuticas e 84 Consultórios de Rua. A rede oferece ainda 581 leitos em enfermarias especializadas em álcool e drogas em hospitais gerais.

Fonte: Ana Cláudia Amorim / Web Rádio Saúde