Seminário de Aleitamento Materno do Médio Vale do Itajaí aconteceu em Blumenau dia 08 08 2013 com foco no apoio

14 votos

A fim de marcar a semana mundial de Aleitamento Materno" Eu amamento! Quem me apóia?  o Comitê Regional de Aleitamento Materno do Médio Vale do Itajaí de Santa Catarina realizou no dia 08 08 2013  na Universidade Regional de Blumenau (FURB) em Blumenau SC com o apoio do Centro Laelia purpurata de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico de Leite Humano e Aleitamento Materno, o Banco de leita da Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau a Gerência Regional de Saúde do Estado de Santa Catarina  um seminário que reuniu membros do comitê, alunos e trabalhadores de saúde dos diversos municípios da região.

A programação incluiu um resgate histórico apresentado pela enfermeira Elisabeth Kuehn de Souza das diversas semanas mundiais de amamentação e as ações que foram realizadas na região com a efetiva participação do Comitê.

Também fez parte da programação uma exposição fotográfica produzida pelos espaços de saúde da região que demonstraram ações de apoio a amamentação. As imagens produzidas foram organizadas e adequadas tecnicamente pelo fotógrafo Ítalo Demarchi, que gentilmente colaborou com o grupo para efetivação desta atividade. Além disso, contamos com imagens produzidas pelo fotógrafo Radilson Carlos Gomes que registou instantes envolvendo o apoio as famílias no dia a dia da gestação, puerpério e amamentação em diversas partes do Brasil. 

A fonoaudióloga Grasiela Demarchi apresentou o tema da Exterogestação, uma discussão que vem ganhando espaço no meio técnico sobre o puerpério e que gerou bastante debate já que significa uma inovação em relação as diretrizes atuais.

A enfermeira Gloria compartilhou conosco a experiência vivenciada na UTI neonatal da Maternidade Darcy Vargas de Joinville Santa Catarina. Dispositivos como visita aberta incluindo a visita dos irmãos, método canguru, entre outras coisas.

A fisioterapeuta Jociane Colon que também integra a equipe da UTI neonatal da Maternidade Darcy Vargas de Joinville e coordena o Grupo de Trabalho de Humanização apresentou a importância do apoio neste processo, com um olhar da Política Nacional de Humanização.

Tivemos ainda uma mesa redonda que abordou as diversas nuances do processo de amamentação disparada pela enfermeira Margot Friedmann Zetzsche, fonoaudióloga Grasiela Demarchi, Farnacêutica Goretti Dassoler com a mediação da Assistente Social Ana Célia Schneider.

Tivemos ainda a uma oficina sobre confecção e uso do sling como um dispositivo de vínculo entre o bebe e seu cuidador ou cuidadora. Jerusa da Silva Horácio fez uma demonstração como confeccionar um sling reaproveitando camisetas usadas e como fazer o mesmo utilizando outros tipos de tecido. Jerusa tem sido um exemplo no que se refere a amamentação, compartilhando sua vivência e de sua família. 

Foi um encontro que não só buscou publicizar a semana de aleitamento materno, como também integrar profissionais de saúde da região e acadêmicos da área da Saúde, tendo como apoio a Universidade, que através da pesquisa e da extensão vem desde 2004  trabalhando conjuntamente o apoio, proteção e promoção do aleitamento materno na região.

Patrícia S C Silva

Blumenau SC