VER-SUS Santa Maria – Edição Inverno 2013

14 votos

O VER-SUS Santa Maria aconteceu de 02 a 12 de Agosto de 2013, contando com a participação de cerca de 40 pessoas (Viventes, Facilitadores e Apoiadores Locais). A Vivência teve como alojamento e espaço para as discussões o Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Nos primeiros dias, a vivência – que se caracteriza pela imersão total no Sistema Único de Saúde buscou contextualizar os participantes abordando assuntos como a história do VER-SUS no Brasil e no Rio Grande do Sul, a história da saúde pública no Brasil e também uma oficina abordando a temática "Como funciona a sociedade?", visando entender o Sistema no qual estamos inseridos. Essa contextualização se fez importante, principalmente por participarem alunos de cursos que não são da área específica das ciências da saúde (Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação, Educação Especial, Geografia e Relações Internacionais) – mas que promovem saúde  e também pelos alunos que estão no início de seus cursos. 

A Comissão Organizadora reservou surpresas durante a Vivência, como por exemplo o momento da foto acima, onde os participantes foram levados com os olhos vedados até um local mais retirado, em uma fria noite de sábado. A proposta foi de que o calor da fogueira aquecesse nossos corações e que assim, cada um de nós narrasse a sua história de vida (voluntariamente) – tendo como objetivo principal o fato de que antes de julgar o sujeito que está a nossa frente – seja na vida pessoal ou profissional, existe um contexto no qual essa pessoa encontra-se inserida e é preciso compreender e ter um olhar ampliado. E assim, como em outras diversas dinâmicas e momentos dinâmicos, buscamos fazer 'link' para um mundo melhor, formando pessoas e profissionais melhores, com um olhar ampliado sobre pequenas questões, mas que fazem toda a diferença.

Durante uma semana inteirinha foram realizadas visitas pelos serviços de Santa Maria e Região, e após realizarmos as visitas houve discussão sobre o olhar de cada um em relação aos serviços, criando assim um olhar ampliado sobre o conceito de Saúde e das formas de fazer Saúde. 

Além dos serviços de saúde, o VER-SUS também visitou uma Comunidade Indígena, visando ampliar o nosso olhar – de profissionais que promovem saúde, para a comunidade indígena, assim podendo compreender o conceito de saúde indígena e principalmente respeitar a cultura destes e suas crenças/vontades, pois isso também é Saúde. 

 

Conviver durante 10 dias com pessoas que querem fazer a diferença, cheias de vontade de fazer, modificar e melhorar o que já é bom…Não tem preço! São pessoas assim que quero ao meu lado quando eu tornar-me trabalhador do SUS. Existem dificuldades e se existem é preciso pensar sobre elas e em soluções para elas, levando em consideração que sempre existem pessoas que vão depender daquela decisão. Não trabalhamos para nós, para um Sistema…Trabalhamos em um Sistema, para pessoas…Pessoas!

Fica a dica: quem puder, procure e participe do VER-SUS na sua cidade e/ou região. Uma experiência incrível, tanto para o âmbito profissional, quanto pessoal!  🙂

 

Vídeo "SOU SUS", música que embalou a vivência e que deu nome ao coletivo criado no fim do VER-SUS, pelos participantes: