Viva o Ceará! Viva Fortaleza! Viva o Parque do Cocó!

15 votos

O Parque do Cocó é patrimônio de quem vive e trabalha no Ceará. O Parque do Cocó é uma dádiva da natureza.

A cidade de Fortaleza tem sido tomada por um debate que se arrasta em torno de questões que decidirão o futuro de nossos filhos e netos. Todos nós ficamos irritados com os problemas de mobilidade. Passageiros de ônibus e motoristas desejam chegar rápido a suas casas, querem descansar, ver um pouquinho de TV, conversarem com os amigos. As vezes essa situação adquire ares dramáticos. As ambulâncias precisam chegar rápido aos hospitais. Os congestionamentos não só abusam de nossa paciência. Eles de fato podem matar.

Mas ha que se pensar nas consequências das decisões que são tomadas. A Prefeitura Municipal de Fortaleza tem feito uma campanha ODIOSA com apoio de expressivos setores da mídia. Essa campanha difama os acampados do parque do Cocó como vagabundos e arruaceiros, gente que seria manipulada por políticos que só querem aparecer, gente inimiga do progresso. Recentemente usou da polícia municipal para remover a força os acampados. Esse gesto, cheio de ilegalidade e imoralidade, envergonhou o cidadão honesto que paga seu IPTU em dia. GESTO COVARDE! GESTO DESUMANO!

Há muito mais em jogo do que meramente aparecer na TV e buscar holofotes. O que o Sr Roberto Claudio ainda não parece ter entendido é que ele não foi eleito para ter um cheque em branco nas suas mãos. Esse país mudou depois das grandes manifestações de junho, e mudou para melhor. A população tem ficado atenta para certas estratégias que sacrificam os interesses públicos frente aos interesses privados.

Discutir as obras dos viadutos no em torno do Parque do Cocó é discutir que cidade nós queremos. Decisões mais fáceis, dispendiosas aos cofres públicos e que cumprem meramente o desejo de que obras faraônicas apareçam como propaganda eleitoral gratuita precisam ser questionadas. Setores da população precisam ser ouvidos. Acusar aqueles que se manifestam contra a obra do viaduto como inimigos do progresso quer esconder pelo menos dois fatos evidentes:

1) De que existem projetos alternativos mais baratos que resolvem o problema da mobilidade e  que preservam a integridade do Parque do Cocó, mas que não interessam àqueles que querem proteger os interesses de empreiteiras e dos especuladores imobiliários.

2) De que o interesse da Dupla Cid Gomes (Governador do Estado) e Roberto Claudio (prefeito de Fortaleza) não é a construção do viaduto em si mas manter intacta a estratégia da urbanização como espetáculo, de uma forma despótica e autoritária de fazer política onde se gasta muito com concreto e pouco com as necessidades concretas das pessoas.

Queremos mais espaço para nossos automóveis. Queremos mais espaço para nossos ônibus. Mas também queremos mais espaços para que os ciclistas possam trafegar com tranquilidade. Também queremos que a cidade redescubra o prazer de caminhar em suas ruas. Queremos que a preservação do Parque do Cocó seja um PRINCÍPIO. Chega de rasga-lo com avenidas, de violentá-lo com o cinza do concreto.

ERASMO RUIZ
Psicólogo com mestrado e doutorado em educação. Professor da Universidade Estadual do Ceará