Uma aproximação afetivo-institucional da formação de apoiadores

16 votos

Prezados (as).

Tenho que dizer sobre o que senti nos dois processos de formação de apoiadores nos quais atuei diretamente: RR e RN.

Encontrei no olhar um desejo de dizer e ser ouvido. De ouvir e poder não se calar. De um enorme esforço para ultrapassar a si mesmo. De um olhar com o brilho da curiosidade intelectual para pensar o real. De encontrar em si mesmo e nos outros as possibilidades de acertar para o bem comum.

NO RN, fui até Mossoró. Alento. Um calor reconfortante, quando, em Jacareí fazia 8 graus. Mas também um calor das pessoas com sua disponibilidade para repensar seus projetos de intervenção. O mesmo com as demais UPs, em Natal.

Gente que explicitou o que de mais precioso existe no processo ensino-aprendizagem: a mudança expressa por frases tipo “daqui saio outra pessoa”. Esse é o maior dos elogios aos empreendedores do curso.

Ressalto o papel de todos que, entre risos e lágrimas, demonstraram que ser apoiador da PNH e participar do movimento HumanizaSUS, envolveu seus corações e mentes no esforço pelo que costumamos denominar de “SUS que dá Certo”.

Por fim, quero expressar a esperança que ficou em mim com disponibilidade de transformar esse movimento que apenas se inicia em uma poderosa rede de apoiadores que pretende prosseguir na estrada da procura do bem comum.

Um beijo fraterno em todos (as).

Carlão