crônica da vida cotidiana na RHS III

10 votos

 

 

 

O mote de hoje será a alegria dos movimentos de acolhimento de nossos parceiros estrangeiros, na qual embarcam todos aqueles que a tomam como um dispositivo de vida e luta contra o ressentimento. E a RHS, como uma das protagonistas desta vontade de potência, não poderia deixar de comparecer com a sua contribuição.

A nossa Sabrina Ferigato escreveu uma carta aos médicos cubanos. De cara, no título, já afirma o desejo da mistura entre o povo brasileiro e o cubano. Povos que cultivam muita coisa em comum como a exuberância e o calor dos ritmos em uma expressão musical adorada e respeitada mundo afora. A matriz negra das peles se mistura generosamente com outras peles, como em nosso país e produz o substrato dessa riqueza e de modos de vida marcados pela intensidade. Práticas de saúde pública que buscam a produção de comunidade.

Elias Silva também se alinha no reconhecimento do valor do encontro e da mistura destes dois povos e na luta contra o avanço de forças políticas despotencializadoras:

Daniela Matielo faz um “meio de campo” interessantíssimo sobre o programa Mais Médicos, mostrando as armadilhas de se ficar indiscriminadamente contra ou a favor em:

Fernanda Carneiro posta artigo do Dr. Giovano de Castro Iannotti, de 21 de julho de 2013, sobre o Mais Médicos:

“A complexidade do tema jaz na variedade de interesses institucionalizados, na jovem história da Academia no Brasil, na consciência de corporação dos médicos e na própria identidade nacional dos brasileiros.”

Esperamos que sejam posts bem visitados e comentados por todos. O caráter político desta discussão e o que ela abre de horizontes para se tocar em várias facetas da vida em nosso país é mais amplo do que pensamos.

Os estudantes começam a entrar no tema da saúde pública postando:

Os desdobramentos da pesquisa sobre o trabalho de apoio é tratado no post do LAPPIS:

“A pesquisa “Áreas Programáticas e direito à saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional” quer conhecer e mapear atividades de apoio, mobilização, articulação, interlocução e mediação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), para tentar conhecer melhor o trabalho do/a apoiador/a no território nacional e buscar uma compreensão dos mecanismos de inserção do apoio.”

 

Hoje só poderíamos começar e terminar esta acolhida de posts com Buena Vista Social Club, um show histórico de 1997 ( lembrado por nosso Erasmo Ruiz ). Show que se tornou possível pela atitude amorosa de um branquelo americano, Ry Cooder. Aliás, ele faz um solo de bandolim incrível no blues "Love in Vain", escrito pelo negro Robert Johnson e gravado pelos Rolling Stones no álbum "Let it Bleed".

 

Viva as misturas!!!!!!