Modelos de atenção à saúde no Brasil

12 votos

 Podemos dizer que embora iniciantes na jornada do conhecimento, temos a oportunidade através da disciplina de Introdução à Psicologia da Saúde, ministrada pelo Prof. Me. Douglas,ingressarmos no universo da Atenção à Saúde. Assim com o intuito de promover a busca e a adesão de todos que desejam conhecer este universo apresentamos uma breve descrição sobre Atenção à Saúde e seus modelos no Brasil.

– Atenção à saúde é tudo que envolve o cuidado com a saúde do ser humano, incluindo ações de promoção, proteção, reabilitação e tratamento às doenças.(portal.saude.gov.br)

– Atenção à saúde designa a organização estratégica do sistema e das práticas de saúde em resposta às necessidades da população.É expressa em políticas, programas e serviços de saúde consoante os princípios e as diretrizes que estruturam o Sistema Único de Saúde (SUS). (www.epsjv.fiocruz.br)

Modelos de atenção á saúde no Brasil

 Considerando a conformação histórica do sistema de serviços de saúde no país, podem ser identificados modelos de atenção predominantes ou hegemônicos e propostas alternativas. Desse modo, no Brasil, dois modelos convivem historicamente de forma contraditória ou complementar: O Modelo Médico Hegemônico e o Modelo Sanitarista.

 Modelo Médico Hegemônico

 O conceito de hegemonia aqui empregado para qualificar os modelos de atenção diz respeito à capacidade de direção política e cultural para a obtenção do consenso ativo de segmentos da população. (Gruppi,1978).

 a) Assim o Modelo Médico Hegemônico apresenta os seguintes traços fundamentais:

1) individualismo; 2) saúde/doença como mercadoria; 3) ênfase no biologismo; 4) a historicidade da prática médica; 5) medicalização dos problemas; 6) privilégio da medicina curativa; 7) estímulo ao consumismo médico; 8) participação passiva e subordinada dos consumidores (Menédez,1992). Como integrantes do modelo médico hegemônico, podem ser mencionados o Modelo Médico Assistencial Privatista e o Modelo de Atenção Gerenciada (Managed Care).

Modelo Sanitarista

    b) O Modelo Sanitarista pode ser reconhecido como predominante no Brasil no que se refere às formas de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde adotadas pela saúde pública convencional. Como exemplos do modelo sanitarista cabem ser citados os programas especiais,inclusive o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs), o Programa de Saúde da Família (PSF), as campanhas sanitárias e as vigilâncias sanitárias e epidemiológicas, etc. Esta é uma pequena contribuição trazida através do texto de Jairnilson Silva Paim (Modelos de atenção à saúde no Brasil) 

Acadêmicos de Psicologia, Geraldo Valpir Bulgos de Andrade e Jorge Nunes Polletti – FISMA (Faculdade Intergrada de Santa Maria).