Saúde cidadania e manhã de sol

12 votos

Depois das chuvas intensas que caíram na nossa cidade nos últimos dias, o sol brilhava forte nessa manhã. As agentes comunitárias de saúde acompanharam o grupo da disciplina de Saúde e Cidadania-SACI ( odontologia, fonoaudiologia, fisioterapia, serviço social, psicologia, enfermagem, nutrição, medicina, gestão pública, entre outros). Os dezoito jovens contagiaram a unidade de Panatis de alegria na manhã de hoje.
Começamos a explorar o território descrevendo-o à medida que caminhávamos e colhendo as impressões do grupo. Passamos pela escola pública onde se concentra um grande número de adolescentes do bairro, pelos jardins da praça cheios de flores e árvores graças aos cuidados dos próprios moradores. Mais adiante, nos deparamos com uma das  vistas mais bonitas do local: o verde da vegetação e o azul do rio potengi  em contraste com os inúmeros prédios do outro lado da cidade.
Encerramos a nossa exploração sentados em roda na área de lazer discutindo os problemas, os equipamentes sociais existentes, as dificudades de acesso aos serviços de saude, os modos de vida , condições de vida, lazer e hábitos das pessoas da localidade.
O grupo interagiu com muita alegria. Foi o nosso segundo encontro e já percebemos que até dezembro construiremos muitas coisas boas por aqui.