Alimentação saudável de baixo custo: “Roda de Exposição dialogada” em comunidade da zona rural de São Gonçalo do Amarante, agost

10 votos

Por Kallil Monteiro Fernandes, Patrick Vanttinny Vieira de Oliveira, Wesley Bruno Nunes Izídio (Doutorandos 9º período do curso de Medicina da UFRN). Tutora: Vyna Leite.

1. Introdução:

Uma alimentação com ingesta adequada de lipídeos e carboidratos é essencial na prevenção e tratamento de algumas comorbidades como hipertensão arterial sistêmica e diabates melitus¹. No entanto, a cultura da má alimentação e o advento dos alimentos industrializados fazem com que as pessoas consumam cada vez mais alimentos ricos em gordura, sal e carboidratos, muitas vezes não havendo interesse em conhecer se o que está sendo ingerido tem qualidade nutricional, o que leva ao acometimento de malefícios à saúde dos indivíduos como infarto agudo do miocárdio e neoplasias.
Em Uruaçu, comunidade rural de São Gonçalo do Amarante, por meio de rodas temáticas (sobre hipertensão arterial sistêmica, diabetes melitus e gestantes) e roda de cogestão com participação popular, foi realizado o diagnóstico epidemiológico de erro alimentar da população, demonstrando grande dificuldade em se obter ou preparar uma alimentação saudável e acessível financeiramente.

2. Problema:
A partir dos atendimentos, rodas temáticas e a roda de cogestão identificou-se a ausência de uma alimentação saudável nas famílias de Uruaçu.  Os principais motivos verificados foram a falta de alternativas de ingredientes naturais e integrais para preparo das refeições e o custo elevado dos alimentos mais saudáveis.

3. Justificativa:

Uma alimentação com grande teor de calorias, índice glicêmico, gordura saturada e sódio é um importante fator de risco para o surgimento e agravamento de mobidades como HAS e DM. As estimativas para o número anual de mortes em excesso atribuíveis à obesidade nos Estados Unidos são variáveis e vão desde 111.909 a 365.0002,3. Além disso, a alimentação saudável é uma efetiva medida não medicamentosa para o tratamento desses agravos.

4. Público-alvo:

Responsáveis pelo preparo das refeições das famílias em Uruaçu.

5. Objetivo:

• Orientar as famílias no preparo das refeições domiciliares de maneira saudável e com baixo custo.
• Motivar a participação popular na criação do hábito da alimentação saudável.
• Incentivar a multidisciplinaridade dos estudantes de medicina e a equipe de saúde da família de Uruaçu, assim como a nutricionista colaboradora do projeto.

6. Metodologia da intervenção

Realizamos durante a nossa experiência em Uruaçu algumas rodas temáticas, dentre elas, a de hipertensão arterial sistêmica e a de diabetes. Nesses momentos, percebemos a dificuldade da população em alimentar-se de forma equilibrada e compatível com a realidade socioeconômica local, como também sentimos limitações em transmitir as informações necessárias para tal. Diante disso, buscamos, com as sugestões da população na Roda de Cogestão e apoio da equipe da UBS, idealizar um projeto de intervenção com o objetivo de melhorar a qualidade alimentar em Uruaçu. Os passos que seguimos para alcançar nosso intuito foram:
• Divulgação da intervenção por meio de convites pelos ACS;
• Contato com profissionais do programa “Mesa Brasil – SESC/RN” solicitando apoio;
• Capacitação das famílias através de uma explanação sobre a importância da alimentação saudável relacionando com o surgimento e complicações de agravos;
• Orientação de como preparar refeições saudáveis e baratas através de receitas sob orientação de uma nutricionista;
• Metas: Capacitar cerca de 25 famílias e torná-las disseminadoras da ideia de alimentação saudável;
• Recursos materiais: mesa, cadeiras, ingredientes, cartazes, convites, projetor de slides e lanche.

Fig. 1. Exposição Dialogada "Alimentação Saudável em Uruaçu"

7. Resultados e Discussão
A intervenção ocorreu no dia 27/08/13 às 8h30 na Associação dos idosos de Uruaçu e contou com 28 membros da comunidade, os doutorandos, a equipe de saúde de Uruaçu e a nutricionista Andiara Abreu convidada do programa Mesa Brasil – SESC/RN. Uma exposição dialogada foi promovida a respeito da alimentação saudável ensinando a comunidade a preparar as refeições de maneira a prevenir e tratar agravos, com baixo custo e o aproveitamento integral dos alimentos. O público alvo foram as manipuladoras de alimentos dos lares de uruaçu.
Durante a exposição, o público mostrou-se bem participativo fazendo questionamentos sobre situações vividas diariamente na preparação das refeições. As dúvidas foram esclarecidas e, por fim, a nutricionista ensinou como preparar um sal de ervas.
Ao finalizar, promovemos um lanche saudável para todos os presentes.

Fig. 2. Iniício da Exposição Dialogada "Alimentação Saudável em Uruaçu"

 

Fig. 3. Orientação da receita do "Sal de ervas".

8. Considerações Finais
     A intervenção foi baseada numa abordagem multidisciplinar de modo a promover saúde para a comunidade de Uruaçu. A partir de ações dessa natureza, o público torna-se disseminador das informações transmitidas, com isso, espera-se um maior alcance dos resultados. Essas ações necessitam de uma continuidade com o objetivo de consolidar a alimentação saudável como um hábito de vida da população.

Fig. 4. Nutricionista Andiara Abreu e Doutorandos UFRN Kallil Monteiro Fernandes, Patrick Vanttinny Vieira de Oliveira e Wesley Bruno Nunes Izídio promoveram "Alimentação Saudável em Uruaçu".

9. Referências:

9.1. World Health Organization/WHO. Diet, Nutrition and the Prevention of Chronic Diseases.Report of a Joint WHO/FAO Expert Consultation. Technical Report Series No. 916. Geneva, 2003. Disponível em www.who.int.hpr

9.2. Mokdad AH, Marks JS, Stroup DF, Gerberding JL.Correction: actual causes of death in the United States, 2000. JAMA. 2005;293(3):293.               
                   
9.3. Flegal KM, Graubard BI, Williamson DF, Gail MH. Excess deaths associated with underweight, overweight, and obesity. JAMA. 2005;293(15):1861.