Humanização no Médio Vale … muitas novidades!

11 votos

O Comitê Regional de Humanização do Médio Vale do Itajaí segue suas atividades cada vez mais ampliadas no sentido de sustentar parcerias e transverzalizar as diretrizes da Política Nacional de Humanização.

Temos promovido a integração com os Comitês regionais existentes, tais como: Comitê de Aleitamento Materno, Câmara Técnica de Saúde Mental e Comissão Integração Ensino Serviço.

Destes movimentos de representação e integração tem surgido várias ações conjuntas. Uma delas é a formação dos Núcleos Municipais de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHU) proposta esta que será apreciada no próximo dia 10 de Setembro por um coletivo ampliado de saúde da região, incluindo as duas instâncias diretamente envolvidas nesta formação, assim como o controle social, movimentos sociais, gestores e trabalhadores de saúde. A proposta foi elaborada por um grupo de trabalho com a participação de apoiadores das duas políticas e será posta em debate neste encontro ampliado.

Dia 04 de Setembro, em reunião mensal regular, que aconteceu na Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau, parceira de longa data e integrante do comitê, a discussão mais uma vez foi a participação dos apoiadores de humanização nos Núcleos Municipais de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHU). Buscando responder questões sobre: pontos de afinidade entre as duas políticas e suas especificidades, cuidado para não descaracterização das ações da PNH como dispositivos de mudança do processos de trabalho e de gestão, bem como contribuições importantes, entre outras.

Além disso, o coletivo continua participando ativamente da Câmara Técnica de Saúde Mental e do Comitê de Aleitamento Materno, não só se incluindo nas discussões envolvendo estes temas específicos, como também propondo um olhar ampliado para o cenário local!

A participação de representantes do Controle Social e da Rede Feminina de Combate ao Câncer tem sido muito importante no sentido de trazer o olhar dos usuários sobre as pautas debatidas e também no fortalecimento deste conceito de inclusão das políticas públicas nos momentos de discussão internos dos Conselhos municipais/regionais/locais de saúde e de instituições que atuam no campo da saúde.

Todos estes movimentos cada vez mais fortalecem a Humanização no Médio Vale do Itajaí.

Patrícia S C Silva

Blumenau SC