Encontro Cies e comitê de Humanização constroem núcleos no medio vale do Itajai SC

11 votos

Estamos reunidos agora em Blumenau com gestores, trabalhadores e usuários da saúde e educação para efetivar a proposta dos Núcleos Municipais de Educação Permanente e Humanização na região .

A proposta pressupõem um trabalho integrado no campo dos processos de trabalho em saúde e da formação, provocando a inserção das políticas de educação permanente e humanização no dia das práticas de atenção e gestão do SUS.

Contamos neste processo com o CIES do Médio Vale, do Comitê Regional de Humanização e as Secretarias Municipais de Saúde e Educação num arranjo para potencializar os processos já disparados e novas ações que promovam a inclusão dos sujeitos envolvidos, bem como a corresponsabilização e autonomia dos mesmos.

Está sendo uma experiência compartilhada com as coordenações estaduais das políticas envolvidas (PNEPS e PNH) bem como o apoio e integração das Gerências Regionais de Saúde de Blumenau, Timbó e Brusque.

Neste evento e ao longo de todo o processo de formulação da proposta tivemos o apoio da consultora Fabiana Ferraz que nos proporcionou o contato com outras experiências já em andamento, dentre elas a do NEPS de Florianópolis.

Hoje Marcelo Florentini e Micheline do NEPS Fpolis compartilham conosco a vivência do processo deles e como podemos com isso acertar mais neste momento, sem deixar de incluir as potencialidades por eles já vivenciadas.

Seguimos na parte da tarde acertando os detalhes da implantação dos NEPSHU no médio vale.

Patrícia S C Silva

Blumenau SC