SUS: 23 ANOS de Conquistas, Percalços e Desafios!

14 votos

Há exatos 23 anos, em 19 de setembro de 1990, a Lei nº 8.080/90 instituiu o nosso Sistema Único de Saúde (SUS). Neste post quero homenagear todos os Profissionais, Gestores e Usuários que, apesar das grandes e inúmeras dificuldades, ainda acreditam em um SUS que dá certo e lutam para que ele seja efetivo e resolutivo.

E, para os que insistem em falar mal do SUS e algumas vezes dizem: "Eu tenho Plano de Saúde! Não preciso de SUS!", lembrem-se que se você é imunizado com vacinas nos Postos de Saúde durante as Campanhas ou quando necessário, você é Usuário do SUS; se precisar realizar um transplante de órgãos um dia, você será Usuário do SUS; se sofrer um acidente de trânsito, que Deus te livre, você será atendido, primeiramente, em uma Unidade Hospitalar do SUS, muitos medicamentos que você consome são financiados pelo SUS e alguns saem até de "graça". Por fim, você é contribuinte e paga altos valores em Impostos neste País, você financia o SUS, contribui diariamente para manter esse Sistema e tem o Direito de usufruir do SUS quando precisar!

Parabéns ao SUS e a Sociedade Brasileira, que se ainda não atingiu o SUS que idealizamos e queremos, está tentando caminhar para isso contra tudo e contra todos, sendo exemplo para inúmeros Países pelo mundo, que não possuem um Sistema de Saúde Pública!

AbraSUS para todos!