Mobiliza Piauí: HumanizaSUS, o cidadão está aqui

21 votos


Iniciou hoje (25), em Teresina, o fórum Mobiliza Piauí: HumanizaSUS, o cidadão está aqui, movimentos sociais e gestão fortalecendo a participação cidadã no SUS, que tem como objetivo geral fortalecer o protagonismo dos usuários e gestores da saúde na construção do SUS humanizado, em consonância com a Política Nacional de Humanização, envolvendo 200 participantes.

O evento iniciou com a acolhida da Árvore das expectativas, onde cada participante colocou a sua expectativa sobre o fórum. O que fez cada um responder ao convite de vir aqui? Perguntou o Psicólogo Narciso que coordenou a atividade.

“Me tornar melhor”: “A busca de um SUS melhor”; “Empoderamento dos usuários”, “Melhorar as relações entre o SUS e os usuários”, desejo de mudanças”; “compartilhar experiências”.  Estas foram algumas das expectativas que fizeram os participantes  responder ao convite de participar do fórum.

Na mesa de abertura do evento, estiveram presentes  a criança Luis Fernando e sua mãe ( representantes dos usuários), o Pr. Robson (representantes dos movimentos sociais), Ioli Piauilino (Coordenadora da Política Estadual de Humanização); Ivan (Diretor de Planejamento da SESAPI) Dr. Noé Mendes  (Secretário Municipal de Saúde),  Dr. Thelmo Mesquita (representante do Secretário Estadual de saúde); Gustavo Nunes (Coordenador da Política Nacional de Humanização).

Na plateia além dos trabalhadores, usuários,  representantes dos movimentos sociais e os apoiados da PNH do estado e do município, também estiveram presentes Sheylla Maria (Coordenadora da PNH para a Região Nordeste II), Annatália Gomes (Consultora da PNH para o Estado do Piauí), Erasmo Ruiz (Editor/cuidador da RHS); Carlos Rivorêdo (Consultor do MS), Stella Maris(Consultora do MS), José Maria (Apoiador da PNH no estado do Ceará); César(Consultor do MS); Bárbara (apoiadora da PNH no estado do Rio Grande do Norte).

O Dr. Noé na sua fala chamou a atenção para a importância do trabalho em equipe e do respeito aos direitos de cidadania da pessoa. O conselheiro Robson falou das competências dos conselhos de saúde no fortalecimento da participação popular e do controle social no estado. Ressaltou a mobilização de 16 movimentos sociais para participação no Fórum. Gustavo Nunes destacou o Fórum como um momento histórico para a ampliação da participação dos movimentos sociais na construção da saúde pública brasileira. “Ser humano é estar em movimentos” Falou o Coordenador. Para ele, a humanização é uma política de mobilização social. “Nenhuma regra garante direito, o que garante direito é a participação” enfatizou. A seguir recomendou que os movimentos de mobilização possam encontrar um comum entre os grupos, entre as pessoas que precisam do estado,  do poder público para compor de forma democrática e fortalecer o movimento sanitário. Teófilo (trabalhador da saúde) lembrou que o sistema de saúde é operado por gente, e que o trabalhador também precisa ser valorizado.

O Grupo de Teatro Educativo em Saúde Pública-GRUTESP constituído por profissionais da equipe de Estratégia da Saúde da Família, sediado no município de Piripiri-PI,  fez uma bela encenação de um atendimento na UBS, identificando os problemas e desafios nas práticas cotidianas de trabalho na unidade, trazendo a riqueza do dicionário "Piauiês", deixando toda a plateia em riso e aquecida para as demais atividades.

A seguir, procederam-se os trabalhos em grupos, os quais moderados pelos apoiadores estaduais da PNH em parceria com os consultores PNH/MS, para discussão/construção de um painel temático em torno da seguinte questão: Movimentos sociais e necessidades de saúde, fazendo circular a palavra de forma democrática entre os participantes da roda, com a construção de painéis com o resumo das discussões para apresentação no turno da tarde.

As atividades da tarde foram iniciadas com uma atividade de vitalização de Tai Chi Chuam, sob a coordenação do Professor Ocimar Barbosa, conduzindo a plateia a movimentos contínuos e ritimados, ao som de uma música relaxante, alongando e relaxando o corpo.

Na sequência, os  grupos de trabalho retornaram para as discussões em roda, dessa vez para discutir a questão: O que faço para produzir saúde.
Após as discussões, os grupos retornaram à plenária para apresentação dos painéis temáticos produzidos com a síntese das discussões, oportunidade em que um dos grupos fez a sua apresentação através de uma encenação teatral bastante rica.

Nos painéis apresentados, valem destacar as seguintes constatações:

Questão 1- Movimentos sociais e necessidades de saúde

– Acesso facilitado; acolhimento com classificação de risco; resolutividade; integração dos movimentos sociais; articulação das redes e intersetorialidade; trabalho em equipe; rodas de conversa incluindo os trabalhadores, usuários e gestores; ambiência segura e acolhedora;  planos de carreira, cargo e salário para os trabalhadores da saúde; espaços de escuta e interatividade; Programa de educação permanente; gestão compartilhada com colegiado gestor, dentre outras.

Questão 2- O que faço para produzir saúde

– inclusão dos usuários; trabalho coletivo; análise e diagnóstico da realidade de trabalho; desburocratização do sistema de  regulação; estudo de caso com equipe multidisciplinar; publicização da carta dos direitos dos usuários da saúde; avaliação e monitoramento de indicadores; comunicação compartilhada e transparente; planejamento coletivo; gestão colegiada; colocar na pauta dos movimentos sociais a discussão sobre o SUS; buscar criar nas redes sociais espaços de discussão sobre o SUS, incluindo os demais meios de comunicação, dentre outras.

Foi muito gratificante ver a participação cidadã de alguns representantes dos movimentos sociais, como o José Roberto, que falou enfaticamente não entender nada de saúde, entretanto, defendeu com muita competência uma saúde pública acolhedora e resolutiva.

Amanhã, durante todo o dia, prosseguem as atividades, as quais serão finalizadas com a construção da carta dos movimentos sociais. Um documento que reunirá as demandas/necessidades de saúde desses sujeitos para serem encaminhadas às autoridades competentes. Esperamos um encerramento com grandes emoções.