Diferença entre promoção e prevenção

10 votos

DIFERENÇA ENTRE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO

A configuração do discurso da “nova saúde pública” ocorreu no contexto de sociedades capitalistas neoliberais. Um dos eixos básicos do discurso da promoção da saúde é fortalecer a ideia de autonomia dos sujeitos e dos grupos sociais. Uma questão que se apresenta é qual a concepção de autonomia é efetivamente proposta e construída. A promoção da saúde reforça a tendência de diminuição das responsabilidades do Estado, delegando, a tarefa dos sujeitos de tomarem conta de si mesmos(Lupton, 1995; 1997).
Enfatiza-se, então, que a promoção da saúde, seria uma decisão do próprio sujeito, em aceitar inserir-se num grupo, onde não se visa uma doença específica, e sim, alcançar a melhoria de vida das pessoas, como por exemplo, na dança, onde além de ser  exercício, existe uma interação social, que geram grandes benefícios, sendo a prevenção uma parte da promoção. Promover tem o significado de dar impulso a; fomentar; originar; gerar( Ferreira, 1986).
As ações preventivas definem-se com intervenções orientadas a evitar o surgimento de doenças específicas, reduzindo sua incidência e prevalência nas populações. Seu objetivo é o controle de transmissão das doenças infecciosas e a redução do risco de doenças degenerativas ou outros agravos específicos.
Temos como exemplo, as campanhas de vascinação.