Um dia de rimas e sabores

16 votos

Cada vez mais estamos cientes da importância da educação alimentar nos primeiros anos de vida. Algo que é repassado dos pais para os filhos e posteriormente na escola com professores e na própria relação com os amigos. Fazer do ambiente escolar um lugar onde possa se falar sobre alimentação é fundamental na construção dos hábitos alimentares de crianças e adolescentes. Pensando nisso, a Escola Municipal Professor Freitas (Município de Galinhos – RN) iniciou um projeto pedagógico com foco na alimentação e nutrição usando como material de apoio o livro "rimas saborosas" de César Obeid, no intuito de estimular as crianças à leitura, como também ampliar seus horizontes com relação ao diversos alimentos que temos em nossa cultura. A comunidade escolar se volta para o projeto com entusiasmo, acreditando que o mesmo possa contribuir para promoção da alimentação saudável e qualidade de vida.

As fotos mostram nosso primeiro encontro com a turma do professor Jeffserson, onde as crianças leram as rimas, brincaram de tentar adivinhar as frutas e verduras que estavam dentro do "saco nutritivo" elaborado pela professora Rita e também assistiram algumas partes do documentário "Muito Além do Peso". Para minha surpresa muitos quiseram provar os alimentos após a descoberta e reparti-los com os amigos. Foi uma grande diversão!

O projeto está em andamento e serve como exemplo inspirador para que outros profissionais possam pensar em formas saborosas de se falar em alimentação e saúde!