Grupo de Teatro Dê-Lírios em Cena

15 votos

O Grupo de Teatro Dê-Lírios em Cena, foi formado em 2009 como uma  proposta de oficina terapêutica ao CAPS III de Joinville.

Seu principal objetivo é transmitir à comunidade, como a sociedade julga as pessoas que enfrentam o sofrimento psíquico, que na maioria dos casos é vítima de muitos  preconceitos.

Busca possibilitar o exercício da autonomia e cidadania, oportunizando desde o início a participação ativa/efetiva do usuário/ator no processo de trabalho (criação do roteiro, vestuário, cenário, definição de papéis, elaboração de regras de funcionamento do grupo, e da avaliação coletiva das apresentações realizadas)

A primeira peça intitulada "Indignação"  abordava os rótulos que são atribuídos as pessoas em sofrimento psíquico.

 

 

♫"Seria Mais Fácil, Fazer como todo Mundo faz…Mas nós Vibramos em Outra Frequência…"

Em 2011 nasceu a ideia de uma nova peça, intitulada 'SuperAÇÃO". Que além da temática anterior, procura focar as capacidades que os usuários tem, a capacidade de superar e transpor o universo do sofrimento psíquico.

 

 

As peças foram apresentadas em vários eventos de saúde, instituições de ensino, inclusive além da fronteira Catarinense. Ao fim de cada apresentação os atores abrem um debate com a plateia que geralmente se surpreende ao perceber que quem faz tratamento no CAPS também é uma "pessoa normal"….

 

 

Depois de atravessar a IndignAÇÃO e alcançar a SuperAÇÃO, agora o Grupo de Teatro Dê-Lírios em Cena, está ensaiando uma nova peça de teatro ainda sem nome, mas que terá a Dança como pano de  fundo, afinal Joinville é mundialmente famosa pelo seu Festival de Dança  e por abrigar a única escola do Balé Bolshoi fora da Rússia.  

Em datas especiais, como Natal e Páscoa, geralmente o Dê-Lírios em Cena apresenta pequenas peças temáticas com um pouco mais de humor e leveza…

dani.jpg

Atualmente o grupo realiza seus ensaios em um espaço  novo, próximo ao CAPS III na quadra da Igreja Luterana Martin Luther. Este fato possibilitou que atores que não fazem mais acompanhamento no CAPS III participem do grupo, que atualmente é constituído por aproximadamente 25 pessoas.

Vale ressaltar que a oficina é fruto de um trabalho interdisciplinar, envolvendo profissionais de enfermagem, psicologia e terapia ocupacional. Mas, além de tudo é resultado do esforço, comprometimento e determinação dos usuários, pois, sem os mesmos o grupo não existiria.