Concurso literário premiará ações do PIM e de agentes de saúde no RS

12 votos

premio_salvador_celia.jpg

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) do RS está com as inscrições abertas para a terceira edição do prêmio Dr. Salvador Célia. Neste ano, o concurso premiará crônicas literárias que retratem práticas de êxito de visitadores do programa Primeira Infância Melhor (PIM), de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e da Estratégia de Saúde da Família (ESF). As inscrições acontecem até o dia 16 de outubro por meio do site do PIM.

O concurso tem como tema Histórias que deram certo no cuidado materno-infantil através da visitação domiciliar. As crônicas deverão retratar a atenção dispensada às famílias, momentos da convivência familiar e comunitária, ou ainda a integração entre agentes e visitadores. Serão sete os premiados na modalidade PIM e outros sete na modalidade ESF/ACS, sendo um para cada macrorregião do Estado.

O prêmio é uma homenagem ao psiquiatra infantil Salvador Célia, que dedicou parte da sua vida a estudar e promover ações de cuidado a bebês e crianças. Os vencedores serão conhecidos durante a 11ª Semana Estadual do Bebê, que acontecerá entre os dias 17 e 24 de novembro.

Programa Primeira Infância Melhor
Implantado no Estado há 10 anos, o PIM trabalha o desenvolvimento integral de suas crianças, desde a gestação até os seis anos de idade. A iniciativa é realizada através de visitas domiciliares e comunitárias, onde os agentes orientam pais e cuidadores sobre os cuidados necessários com a primeira infância.

A estratégia contempla várias áreas do conhecimento e tem como princípio a valorização do brincar e da convivência familiar e comunitária sadia. Hoje o PIM está presente em em 261 municípios do Estado. São mais de 2,6 mil visitadores que atendem a 52,9 mil famílias, 58 mil crianças beneficiadas e cerca de 8 mil gestantes atendidas.

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde do RS

https://www.saude.rs.gov.br/conteudo/7443/?Concurso_liter%C3%A1rio_premiar%C3%A1_a%C3%A7%C3%B5es_do_PIM_e_de_agentes_de_sa%C3%BAde