Livro Livre para quem quiser ler e transformar Alegrete em biblioteca

12 votos

Na III Parada Gaúcha do Orgulho Louco, teremos a terceira edição do Projeto Livro Livre incentivando a leitura e contribuindo com Alegrete Cidade Leitora.

"Um livro de poesia na gaveta não adianta nada, Lugar de poesia é na calçada"2a_parada_gaucha_do_orgulho_louco_078.jpg(Sérgio Sampaio)

Os participantes da III Parada Gaúcha do Orgulho Louco/PGOL são novamente convidados a ler e curtir um livro, sem a necessidade de adquiri-lo. É o Projeto Livro Livre.
O movimento ocorre em vários lugares do mundo. A idéia é deixar os livros em locais públicos, como bancos de praça, lanchonetes, paradas de ônibus, recepção de lojas, supermercados, enfim lugares onde as pessoas possam pegá-los, lê-los, e colocá-los em outros lugares, fazendo o processo se repetir.
Idealizado desde a primeira edição pela coordenação da PGOL, pela Biblioteca Comunitária do Centro de Estudos Santo Antônio e do Fórum Gaúcho de Saúde Mental, a ação será desenvolvida, neste ano, durante as programações do dia 25 de outubro, nos locais públicos em Alegrete.
Esta iniciativa tem como objetivo incentivar a legítima "corrente de leitura". “Desde 2011, temos celebrado outros projetos que vem na mesma direção do Livro Livre: ‘Bookcrossing Alegrete’, ‘Balaio Literário’, ‘Cultura da Paz-uma arma por uma livro’, ‘Cultura nas Estradas’, ‘Livro nas Praças’, são entre tantos dispositivos culturais que transformam Alegrete em uma biblioteca ao ar livre”. Refere Judete Ferrari, coordenadora Geral da III Parada.
Conforme Marina Castilhos, coordenadora do Fórum Gaúcho de Saúde Mental em Alegrete e coordenadora do Projeto Livro Livre/2013, “Lançamos o Projeto LIVRO LIVRE para estimularmos os amantes do livro e da leitura a deixarem um livro nos bancos das praças e nas paradas de ônibus. As pessoas podem pegar o livro e levar para casa para ler, porém com o compremisso de devolvê-lo em uma outra praça ou parada de ônibus. O livro foi escrito para circular e dar acesso ao conhecimento e às idéias”.
Acompanhem nosso blog https://paradagauchadoorgulholouco.blogspot.com

fito_e_deito_0.jpg