PROJETO BELA VIDA: UMA EXPERIÊNCIA DE HUMANIZAÇÃO

16 votos

bela_vida_2013_007.jpg

PROJETO BELA VIDA: UMA EXPERIÊNCIA DE HUMANIZAÇÃO

CENCI, Lourdes Z.; CORRÊA, Carla E. G., KRAMBEC, Adelita B.; METZNER, Mara Rubia Mauricio; BORBA, Simone de; AMANN, Aline Menezes; CORREA, Rosane Aparecida; A – 1 -NTUNES, Mariana; BRESSANINI, Jaine Eli; SANTOS, Simone Dominski Machado dos; PUETTER, Luana Cristina de Sio;

Blumenau-SC

Contextualização: O Projeto Bela Vida é uma das ações de humanização desenvolvidas no Hospital Santo Antônio (HSA) de Blumenau SC e está interligado as ações da Comissão de Humanização da instituição. A iniciativa surgiu em 2004, devido ao processo de internação ser um momento estressante na vida das pessoas e que causa angustia tanto para o paciente como para seus familiares, por tratar-se de um ambiente diferenciado do seu convívio. As situações vivenciadas pelos profissionais de saúde, são as mais variadas, além das dificuldades que os pacientes operados possuem de realizar seu auto cuidado, temos os pacientes que não possuem familiares, internam e contam muito com a enfermagem. Observou-se ainda que alguns pacientes com dependência física, psíquica e ou emocional apresentam dificuldade em realizar tarefas simples como o lavar e pentear os cabelos, cortar as unhas, ou seja, cuidar de sua higiene pessoal e auto-estima. Por isso, visando minimizar todos esses sentimentos e dificuldade criou-se esse projeto que é um salão de beleza dentro do hospital, cuja iniciativa é mantida por profissionais voluntários que dedicam seu tempo de folga para cuidar do outro de forma gratuita.

Objetivos: O objetivo deste projeto é proporcionar, amor, seguindo a melhora da auto-estima, a satisfação de ser lembrado, e devolver a alegria. Podemos ainda dizer que o projeto é uma terapia que motiva e estimula o paciente para cuidar-se, resgatar sua imagem corporal. Integrar demais pacientes, oferecer momentos de descontração, oportunizar noções de limites pela espera do atendimento e diminuição da ociosidade. Envolve o aspecto físico e mental do paciente, favorecendo a melhora do quadro clinico do mesmo.

Metodologia: O atendimento do paciente no “Projeto Bela Vida” acontece uma vez por semana, sob a supervisão de uma equipe multiprofissional formada pelo serviço social, enfermagem e psicologia que avaliam e selecionam os pacientes que participarão do projeto.  Em algumas ocasiões, o profissional cabeleleiro e/ou barbeiro voluntário, convidam os pacientes para participarem da ação. São realizadas atividades gerais como corte de cabelo, barbearia, higiene de unhas.

Análise(s): A avaliação do trabalho se dá através de depoimentos verbais e escritos dos pacientes atendidos, bem como, dos profissionais da instituição que comprovam a satisfação e os benefícios que a participação do paciente traz ao mesmo. Os registros são realizados em livro de atendimento e no prontuário do paciente, pelo profissional de saúde.

Considerações: Diante da fragilidade que a internação hospitalar provoca no paciente e seus familiares, traduzida em angustia, duvida, medo, insegurança, sentimentos estes que precisam ser cuidados e enfrentados pelos profissionais de saúde, acreditamos que o projeto colabora no processo de cura e melhora. Além disso, o projeto integra os profissionais da instituição com voluntários (comunidade), que de forma sincronizada, visam trazer o bem estar ao paciente, amenizando todos estes sentimentos e facilitando assim a meta a ser atingida que é a plena, a melhor recuperação para o paciente e seus familiares.

O relato da experiência foi elaborado pelos membros da Comissão de Humanização do Hospital Santo Antônio – Blumenau – SC