INFLUÊNCIA DO ACOLHIMENTO OTIMIZADO SOBRE A RESOLUTIVIDADE EM ATENÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA INOVADORA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ.

12 votos

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ- SANTA CATARINA
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE PICADAS DO SUL

AUTORA: ENFª. MIRELA MARRY FERREIRA LAURENTINO BICHESKI
EQUIPE: AUX. ENFª. ADRIANA CATARINA DA SILVA FERREIRA, AUX. ENFª JOSEANE JORDELINA FERNANDES, ACS: CARMEM LUCIA DA SILVA, GENICEIA DE MIRANDA RODRIGUES, LUCIANE GUEDES, LUIZ CARLOS GONCALVES, MARISA REGIS DA SLVA, MARISTELA NIENKOTTER
MÉDICO DA FAMÍLIA: LUCIANO GOMES RIZZI

INFLUÊNCIA DO ACOLHIMENTO OTIMIZADO SOBRE A RESOLUTIVIDADE EM ATENÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA INOVADORA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ.

O acolhimento é um importante instrumento, isto é, aferramenta principal da Política Nacional de Humanização e Gestão no SUS, HUMANIZASUS.
Tendo em vista que humanizar valoriza o próprio ser humano, criou-se uma nova forma de organizar e humanizar os serviços prestados pelos profissionais da ESF, o acolhimento.
Sendo assim, tínhamos como objetivo principal relatar a influência do acolhimento otimizado sobre a resolutividade em atenção básica, bem como, seguindo esta linha, descrever a forma de abordagem ao usuário antes da implantação do acolhimento, descrever como se dá o acolhimento na unidade, analisar a influência na percepção dos componentes da ESF e apresentar os relatos obtidos através dos usuários.
Este projeto piloto foi realizado na UBS de Picadas do Sul.
Quando da implantação da atual equipe 06 nesta UBS em 2007, a forma de agendamento para o profissional médico e enfermeiro, dava-se através de vagas ofertadas todas as sextas-feiras de uma semana para outra.
Essa forma gerava insatisfação por parte dos usuários e profissionais, pois muitas vezes não conseguíamos oportunizar um atendimento com qualidade.
No ano de 2011 a ESF 06 da UBS Picadas do Sul, aderiu à nova forma de abordagem ao usuário, o acolhimento.
A nova forma de acolhimento passou a ser realizada diariamente pelo profissional médico e enfermeiro com horário e vagas previamente estabelecidas, exceto os marcadores, que também tinham a oportunidade de agendar para outro dia.
Os resultados almejados e alcançados pela equipe dizem respeito ao cadastramento em alguns programas ministeriais, como o programa de plano de reorganização da atenção à hipertensão arterial e ao diabetes mellitus – HIPERDIA, até 2011 não tínhamos nenhum usuário cadastrado, logo, até final de 2012, 542 foram cadastrados, destes 359 eram hipertensos, 13 diabéticos e 170 hipertensos e diabéticos.
Outro resultado expressivo norteou o número de atendimentos realizados pelo profissional médico e enfermeiro, o atendimento médico resumia-se a 3337 consultas realizadas, bem como a do enfermeiro, somando 2926 atendimentos;
Com a implantação dessa nova forma de atendimento, as consultas do profissional médico passaram a contabilizar 3901 atendimentos anuais e as consultas do profissional enfermeiro 4067 atendimentos.
Ainda assim, um trabalho de conclusão de curso, realizado em 2013, com 28 usuários, por uma integrante da equipe, pode mostrar a percepção do usuário e os benefícios sobre acolhimento mostrou que:89,3% dos entrevistados estão satisfeitos com a nova forma de acolhimento, e 10,7% relataram que o atendimento permaneceu igual. E com relação os benefícios 57% dos entrevistados citaram os benefícios como “médicos todos os dias, bom atendimento”; “se passa mal vem aqui e é atendido na hora”; “humanização, atendimento imediato no mesmo dia” e “melhoria do atendimento”