CORTEJO CULTURAL E SESSÃO ESPECIAL NO DIA NACIONAL DA CULTURA

13 votos

dia_da_cultura3_0.jpg

Um Cortejo Cultural formado por artistas, grupos e movimentos culturais, produtores e gestores, vindos da Praça da Imprensa, antecedeu a Sessão Especial na Assembléia Legislativa do Ceará, que homenageou o Dia Nacional da Cultura, como parte da intensa programação deste dia 5 de Novembro. Presidida pelo Deputado Zezinho Albuquerque, na oportunidade o Secretário Estadual da Cultura, Paulo Mamede explanou sobre os diversos projetos da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT), bem como o grande desafio de reformular e atualizar o Sistema Estadual de Cultura. Presente na mesa, o Deputado Estadual Camilo Santana demonstrou sua empatia com o tema e sua disposição de contribuir com o desenvolvimento dos diversos projetos anunciados e com o diálogo em nível do Legislativo Estadual. Demais deputados presentes, a exemplo dos deputados Teodoro, Mauro Filho e Antonio Carlos destacaram suas opiniões.

dia_da_cultura2_0.jpg
"Nosso objetivo é garantir que as políticas públicas do Estado para a cultura tenham funcionamento, na prática e no dia a dia, de forma democratizada, acessível a todos, em condições justas e igualitárias, priorizando o interesse da sociedade, o direito de cada um à cidadania cultural”, enfatizou o secretário de cultura, que destacou ainda as grandes reformas dos equipamentos culturais e os respectivos recursos investidos. "O cidadão tem o direito de contar com os equipamentos da Secretaria em boas condições e com programação de qualidade, de ter acesso aos produtos culturais que contam com recursos do Estado e precisam de tramitação mais rápida dos processos. Mas também precisam estar mais disponíveis à população em geral, com melhor distribuição e mais divulgação”, acrescenta Paulo Mamede, justificando a necessidade de melhorias na Lei do Sistema Estadual de Cultura – SIEC.

dia_da_cultura_0.jpg

Bem, em plena hora do almoço, nós aproveitamos o ensejo, solicitamos uma fala e tratamos de faze-la poeticamente, como síntese criativa sobre as falas que nos antecederam. Claro que falamos de saúde, cultura e educação popular, no contexto das Cirandas da Vida, no âmbito da Gestão de Saúde de Fortaleza. A sessão foi transmitida em tempo real pela TV Assembléia, Canal 30 e haverá reprises na programação da emissora.

Saiba mais: o Dia Nacional da Cultura foi criado em 15 de maio de 1970, pela Lei nº 5.579, e marca o aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923).