TENDA DO CONTO: ENCANTANDO O BRASIL

17 votos

Desde da época da faculdade me apaixonei pela ESF,seus objetivos e suas praticas criava laços de afinidade.Lembro-me quando fiz um curso de extensão em Educação Popular em Saúde com a professora Patricia e professor Eymard Mourão este curso me motivou e me inspirou através do ensinamentos de Paulo Freire. Tive oportunidade de ver meus colegas deste curso apresentar o Teatro dos Oprimidos( obra do Educador Paulo Freire).Terminei minha formação e fui trabalhar na ESF onde trabalhei na Bahia durante 3 anos e sempre coloquei os ensinamentos deste curso que citei.

Tive que sair da ESF porque fui aprovada no concurso na área hospitalar.

Não me sentia realizada nesta área,quando fui chamada para ser Coordenadora da AB de um município(neste dia fiquei feliz porque não ficaria distante de algo que sou apaixonada que é AB) fiquei coordenando durante 1 ano e 6 meses.

Sair deste município porque fui convocada para trabalhar em Campo do Brito Ana Gardenia foi uma pessoa que presenciou minha alegria ao resultado e angustia ate a convocação.Quando iniciei senti falta destas atividades em Educação em Saúde ,plantei a primeira semente quando fiz uma comemoração alusiva ao dia da pessoa Idosa onde convidei Maria Betânia Bulhões( Técnica de Enfermagem) e Egisália Alves que na época era Técnica da Saúde da Pessoa Idosa em Sergipe.Depois desse dia fomos realizando em todo município varias atividades e projetos de promoção da saúde , prevenção e acolhimento.

Foi  a partir deste dia que iniciamos a realização da Tenda do Conto  no Grupo do HIPERDIA na ESF da Gameleira em Campo do Brito Sergipe. 

Então foi quando  fiz o relato desta experiência maravilhosa no Mapeamento  Preliminar de Experiências Estaduais e Municipais no Campo do Envelhecimento no FORMSUS. 

No universo de 107 relatos foram selecionadas 12 experiências exitosas, e a Tenda do Conto está inserida entre os escolhidos.

Os critérios adotados para seleção : 1. Alinhamento com princípios e diretrizes do SUS, com a Politica Nacional de Saúde da Pessoa Idosa e as diretrizes para organização da Rede de Atenção à Saúde, 2. Caráter inovador, 3. Reprodutibilidade em outras realidades, 4. Relevância dos resultados.

A Equipe da Estratégia da Saúde da Família da Gameleira foi convidada  para apresentar a experiência no VIII COLEGIADO NACIONAL DE COORDENADORES DE  SAÚDE PESSOA IDOSA,  no dia 26 de novembro de 2013, em Brasília/DF. 

Então meus sinceros agradecimentos a Jaqueline Abrantes idealizadora deste grande projeto de Acolhimento, Maria Betania Bulhões que levou a Tenda para Equipe, Egisália Alves pela militância na Saúde da Pessoa Idosa, a todos membros da ESF da Gameleira, a SMS de Campo do Brito   e todos idosos que são os verdadeiros protagonistas.1009622_600327286674118_1906883147_o_2.jpg