O SUS EM FOTOS

17 votos

sus_fotos.png

Já foi dito que uma imagem vale mais que mil palavras. Não vamos entrar aqui nas muitas polêmicas que essa afirmativa produz mas existem imagens que cumprem o papel de ser uma espécie de síntese de sua época. Esculturas, pinturas e fotos evocam histórias e momentos vividos, produzem sentidos, são reapropriadas, reinventadas a ponto de velhos sonhos servirem para encantar novas utopias. 

A invenção da fotografia potencializou nossa capacidade de registrar imagens. mas, diferente do que muitos podem pensar, a fotografia não é um mero reproduzir do que a câmera captura. Uma síntese elaborada de técnica e sensibilidade tornam a fotografia uma arte com características próprias. 

Tenho a alegria de trazer aqui na Rede HumanizaSUs a publicação "O SUS Em Fotos: Produção de Saúde, Produção de Sentidos", produzida pelo Ministério da Saúde em 2013. A proposta do livro é resgatar em rostos e lugares os terrítórios de atuação do SUS. As imagens foram produzidas pelo fotógrafo Radilson Carlos Gomes da Silva, que é servidor público federal 

Já tive o prazer de conviver com Radilson em minhas caminhadas pela Política Nacional de Humanização. Além de ser um grande ser humano, Radilson brinda o mundo com seu talento. Sua lente capta com maestria os olhares e sentidos trazidos pela vida em movimento. As imagens feitas por Radilson nesse livro mostram um SUS que vibra sua potência de produção de Saúde. Como a mídia, sempre ávida por sangue e sofrimento, não dará o destaque merecido a essas imagens, cabe a você fazê-lo.

Prepare-se para as emoções dos "pequenos" gestos que mostram  a força coletiva de milhares de trabalhadores que apesar de imensas dificuldades fazem o Sistema Único de Saúde. Em lindas imagens, veremos um caleidoscópio de rostos de usuários, de palafitas à UPAS, mostrando que a saúde os produz como brasileiros, dignos de brilhar e existir!

 

Baixe o livro AQUI

 

Veja postagem sobre o livro no facebook, na fan page da RHS AQUI