CTHMobSUS-MT realiza encontro com pactuações no âmbito da co-gestão

14 votos

2013-10-11_15.57.54.jpg

O tema da cogestão foi objeto de conversa da reunião da CTHMobSUS-MT – Câmara Técnica de Humanização e Mobilização em Defesa do SUS, no dia 22 de novembro, em Cuiabá, na ESP – Escola de Saúde Pública, uma parceira da PNH regional Centro-Oeste e a Superintendência de Políticas de Saúde-Coordenadoria de Promoção de Saúde-PNH/SES, com a participação efetiva das Redes prioritárias (RC, RUE, RAPS, RPcD, RPcDC), áreas estratégicas (saúde indígena, do homem, do idoso, do trabalhador, prisional), serviços de urgência (HPSMC e PS de Várzea Grande) e maternidades prioritárias (Sta. Helena e HUJM) e Regional de Saúde do Sul Matogrossense-Rondonópolis. E, também tem contado com a participação dos apoiadores do Ministério da Saúde do Programa Mais Médicos e das áreas Indígena (SESAI  p/DSEIS), Criança e Maternidades.

2013-11-22_14.46.04.jpg

Nesta 4a reunião da CTHMobSUS contamos com a entrada de representantes da ANEPS/Articulação Nacional de Educação Popular em Saúde e do CMS/Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá que resultou na pactuação de reunião da PNH com o CMS e movimentos sociais para o próximo dia 12 para discussão da participação dos usuários neste movimento de humanização e defesa do SUS no estado do Mato Grosso.

Outras pactuações foram realizadas: 1) Participação da Saúde Indígena na Oficina de Contratualização da RC, no próximo mês; 2) Constituição de Fórum Perinatal para a região que envolve os municípios de Cuiabá e Várzea Grande, também em dezembro; 3) Apoio a constituição do fórum perinatal na região sul mato-grossense (Rondonópolis); 4) Apoio ao CG de Direção do Sta. Helena para desdobramento de demais CGs em toda maternidade; 5) Apoio semanal do GCRUE Estadual e GCRUE Cuiabá ao grupo do NAQH (SOS – HPSMC); 6) Apoio do GCRUE Estadual e GCRUE Cuiabá ao NAHQ do PS de Várzea Grande; 7) Repactuação da implementação do CG da Urgência do HPSMC, pelo NAQH, com apoio do GCRUE Municipal; 8) Realização de rodas de conversas (reuniões ampliadas e cogeridas) da Saúde Prisional com a participação da saúde do Homem, saúde do Trabalhador, Saúde Mental para aprofundar a discussão do campo da saúde com a justiça: semanal.

2013-11-22_15.54.16.jpg

A CTHMobsus, dispositivo de cogestão da PNH, tem sido um espaço de militância a favor do SUS! Uma militância reinventada que considera os anseios dos usuários  e reconhece a potência de trabalhadores e gestores para efetivação da Saúde Pública Brasileira!!