X Jornadas Nacionais de Debate de Interdisciplinaridade em Saúde e População

10 votos

x-jornada.jpgO Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde, através de Roseni Pinheiro (líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Lappis/IMS/Uerj) e Julio Evo (Gestor de Projetos do Lappis/IMS/Uerj), está participando da X Jornadas Nacionais de Debate de Interdisciplinaridade em Saúde e População.

O evento, organizado pelo Instituto de Investigação Gino Germani, da Universidade de Buenos Aires/Argentina, reuniu especialistas em saúde coletiva, nos dias 21 e 22 de novembro.

x-jornada-roseni.jpgNo primeiro dia da Jornada, Roseni Pinheiro participou da mesa de debateExperiências alternativas de gestão e formação no campo da saúde: caminhos percorridos e principais conflitos e desafios existentes, que contribuiu para a construção de uma agenda política sanitária que colabore com o enfrentamento dos desafios da saúde na Argentina. A atividade teve por finalidade dialogar sobre distintas experiências que estão se desenvolvendo na Argentina desde a primeira década do século XXI, de acordo com os novos enfoques de saúde, tanto na formação de quadros profissionais como na de gestão das instituições. A proposta do encontro foi analisar os caminhos percorridos, as lições aprendidas e os conflitos entre os atores, prestando atenção especial nas dificuldades enfrentadas na hora de implementar as ações no campo da saúde.

"Estamos vivendo um momento importante, de experienciação. Aqui temos um solo epistemológico de construção e circulação de diálogos e práticas onde a questão histórica está sendo acoplada na decisão sobre que mundo queremos viver e com quem queremos compartilhar este mundo. É hora de dialogar sobre qual ciência estamos produzindo e circulando, para efetivamente colocar essas questões praticas", contribuiu Roseni Pinheiro, durante o debate.

Ana Lía Komblit é premiada

x-jornada-premio.jpgNo dia 21 de novembro, aconteceu o Prêmio da Comissão de Saúde Investigativa, do Ministério da Saúde da Argentina. Ana Lía Komblit , licenciada em sociologia e em psicologia, médica, doutora em antropologia, graduada na Universidade de Buenos Aires foi uma das agraciadas pela premiação.  Pesquisadora principal do CONICET, com sede no Instituto de Investigação Gino Germani da Faculdade Ciências Sociais, no qual ela foi diretora. Docente de graduação e pós-graduação de Psicologia da UBA, se desempenhou como consultora da Oficina Panamericana Sanitária, no Programa Lusida, no Projeto País do Fundo de Luta contra o HIV, a Tuberculose e a Malária, entre outros instituições. Recebeu a bolsa Guggenheim e o Prêmio Bernardo Houssay à Trajetória. Ana Lía Komblit publicou diversos livros e artigos na área de sociologia e saúde, como Somática familiar: Enfermedad orgánica y familia; Metodologías cualitativas; Nuevos estudios en drogadicción; Y el sida está entre nosotros; Gays y lesbianas: Formación de la identidad y derechos humanos; Adolescencia y salud; La salud y la enfermedad, aspectos biológicos y sociales.

Segundo dia de X Jornadas

x-jornada-segundodia.jpgA recente incorporação de temáticas relacionadas ao processo de saúde-enfermidade-atenção entre as principais preocupações teóricas e empíricas do campo das ciências sociais tem impactado nas últimas décadas na criação e consolidação de subcampos de pesquisas, como a sociologia da saúde e a antropologia médica. Por conta disso, a equipe do Lappis esteve participando, no dia 22 de novembro, da palestra A Saúde das Ciências Sociais em Saúde: barreiras e potencialidades político-epistemológicas para o trabalho interdisciplinar, que buscou refletir a interdisciplinaridade das ciências sociais e humanas em saúde.

Parceria Lappis e UNB

Na parte da tarde, eles estiveram presentes na Reunião de Encerramento e Balanço da X Jornada. Na ocasião, Roseni Pinheiro e Julio Evo ajudaram a planejar as Jornadas Nacionais de Debate de Interdisciplinaridade em Saúde e População de 2014. No próximo ano, o evento será binacional, acontecendo junto com o XIV Seminário de Integralidade, realizado pelo Lappis, em Porto Alegre.

Reunião Incubadora

Na semana que vem, dia 26 de novembro, a equipe do Lappis participará da Reunião da Incubadora Integralidade, na Universidade de Buenos Aires.