Oficina de Qualificação de Apoiadores do DF: acionando a constituição da CTHMobSUS

11 votos

foto_1.jpg

A 1ª Oficina de Qualificação de Apoiadores do DF pela PNH regional centro-oeste foi realizada no último dia 14, no auditório do Edifício Premium, Ministério da Saúde. Participaram ativamente gestores e trabalhadores das Regiões Sul – Gama e Santa Maria – e Centro-Sul – Hospital Materno Infantil de Brasília/HMIB e Unidade Mista. Contamos com as apoiadoras do MS – Articulação de Redes e Maternidades – que auxiliaram na qualificação das discussões.

Nesse encontro identificamos os principais desafios do apoio a serem enfrentados e destacamos as iniciativas de implementação da PNH existentes nesse território.

Na conversa destacamos como ações estruturante dos trabalhos o enfrentamento da superlotação da Emergência e a Garantia dos Direitos dos Usuários por meio da implementação das diretrizes Acolhimento (Classificação de Risco), Gestão da clínica (Gestão de leitos, Horizontalização do cuidado, PTS., Auditoria clínica, Apoio matricial), Cogestão (CG de Diretores, da APS, da Urgência e Emergência e de Maternidades, e outros espaços cogeridos como rodas de conversas e grupos de trabalho); Direito dos Usuários (implementação de Vista Aberta e Garantia ao acompanhante); Ambiência (Projetos de readequação dos espaços).

foto.jpg

Com a cogestão e o apoio institucional como norteadores da conversa pudemos identificar desafios: necessidade de qualificar os apoiadores existentes; identificar novos apoiadores loco-regionais; fortalecer e dar sustentabilidade aos espaços de cogestão implementados; investir em processos de formação (apoio) no cotidiano do trabalho; investir no ACR na Atenção Primária; maior diálogo entre AP e os Hospitais; garantir o Direito a Acompanhante de livre escolha no Parto normal e Cesárea; implantação de Doulas e Projetos de CPN, PPPs e UBS com foco na Ambiência. Também foi colocado como grande desafio a necessidade de fomentar a participação dos usuários desses territórios, ativando os Conselhos Locais de Saúde e realizando mobilizações por região para inclusão dos movimentos sociais e controle social, como a implementação da CTHMobSUS.

O DF tem avançado na mudança do modelo de atenção e gestão e certamente apresenta muitos desafios pela frente. Esse espaço de compartilhamento entre os apoiadores pretende dar sustentabilidade ao processo disparado no DF desde 2008 no HBDF, com a expansão para toda a rede por meio do Curso sobre Gestão Hospitalar, parceria da PNH e Unicamp.