Reunião do Colegiado Ampliado de Humanização!!

2 votos

A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará acolheu a quinta reunião do colegiado ampliado de humanização nesta quarta-feira (27), no auditório de treinamento da instituição. O encontro debateu a política nacional de humanização para o tratamento do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). O tema principal foi o desafio de perpetuar práticas de humanização na maternidade, que é um hospital referência no atendimento materno-infantil do Pará.

O coordenador estadual de humanização, Guilherme Martins, participou do evento e ressaltou a característica do público envolvido. "A humanização faz parte de uma estratégia do SUS como política pública. É importante perceber que temos um público rotativo, representando vários segmentos, nesta discussão", enfatizou.

A partir da experiência de humanização da Santa Casa, outros hospitais agregaram conhecimento e puderam implantar o plano de ação de acordo com suas particularidades. A ideia foi da terapeuta ocupacional Clévia Dantas, servidora da fundação. Ela repassou o que é desenvolvido em ações que visam o bem-estar do usuário e dos servidores. "É o momento de fortalecermos nossas ações. Discutimos três aspectos, que são a estética, representada pela inovação da saúde, a ética, que é a mudança de comportamento, e a política, que é o envolvimento de todos os gestores na implantação das ações. O que fazemos é fomentar a propostas", disse.

A pedagoga Roselene Gonçalves, que compõe o grupo de articulação da humanização, frisou que o debate é fundamental para melhorar a atenção à prática da saúde. A presidente da Santa Casa, Ana Conceição Pessoa, reafirmou o compromisso da instituição em apoiar as práticas de humanização como forma de amenizar um tratamento, por vezes, demorado. "Declaramos total apoio à humanização, que trabalha com a autoestima do usuário. É um estímulo para o paciente continuar vivendo. Tenho certeza que colheremos o fruto de nossas ações", disse.

Durante a reunião, o enfermeiro Arthur Lima, da Unidade Regional de Saúde da Batista Campos, falou sobre uma campanha que arrecadou 196 frascos de vidro. O material foi destinado ao Banco de Leite da Santa Casa. Além de representantes da fundação, o evento marcou o encontro de membros da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), representados pela coordenadora da Saúde da Mulher, Conceição Oliveira. A consultora do Ministério da Saúde da Política Nacional de Humanização, Rosária Portela, também esteve presente, assim como servidores dos hospitais Ophir Loyola, Barros Barreto e Betina Ferrina e de Unidades Municipais de Saúde.

https://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=64155