A corrupção no momento atual.

7 votos

 

 
Venho questionando diariamente sobre qual o papel que estou desempenhando enquanto cidadão brasileiro. Não sei o que pensar diante da gigantesca tsunami de notícias sobre corrupção e corruptos que invadiu os meios de comunicação. Cada vez que abro o jornal, por exemplo, sinto-me um perfeito otário ou idiota, cercado de espertalhões por todos os lados. Chamar isto de indignação é pouco! Nojo pode até ser, pois os fatos que são publicados, com amplas provas documentais, deixam a real sensação de cheiro de algo podre no ar.
Penso que há alguns anos atrás, aproximadamente 20 anos, enquanto vivíamos sob a égide de uma ditadura militar, tentei contribuir dentro dos meus limites possíveis, para a construção de um país onde a democracia imperasse de forma perene e que pudéssemos participar coletivamente de um país sério e mais justo, apesar de que muitos desses corruptos já eram velhos conhecidos naquela época. Nos últimos 3 anos, porém, não sei se é só impressão minha, mas essa ilusão parece que estar desaparecendo. Desculpe a palavra que sou obrigado a utilizar, porém parece mais que temos um balcão de negócios escusos cercados de mercadores ávidos por usurpar cada vez mais o dinheiro público, a qualquer preço e de qualquer maneira possível, em todos os poderes diga-se de passagem!
No entanto não quero perder minhas esperanças, pois se a Li de Gerson (leve vantagem em tudo!) é a máxima na atualidade, posso ser taxado de idiota. O que aconteceu conosco? Que valores são esses que nós estamos vendo diariamente?Gostaria de ver a honestidade como motivo de orgulho para mim e para os meus filhos e neta. Quero ter vergonha na cara sempre e não ter vergonha de ter vergonha. Parece que essa coisa tão banal para alguns, hoje em dia está virando uma utopia na prática. É incrível, mas é verdade.
Sinto que já estamos caminhando para a sensação de que tudo estar perdido, ou que todo mundo é igual, apenas não tiveram a oportunidade, pois se é a oportunidade que faz o ladrão, deixei passar todas as oportunidades que surgiram na minha frente, e com certeza não vou aproveitá-las caso voltem a aparecer. Tenho certeza que não é assim. Temos realmente algumas laranjas podres em nosso meio, que precisamos extirpar como um câncer de nossa sociedade. Que venham quantas operações navalhas, sanguessugas, vampiros, etc., porém que realmente tragam a limpeza adequada. Essa ilusão que ainda temos saída, não perdi, mas se continuar assim, Meu Deus, o que será de todos nós! Vai ser necessário um kit de antidepressivo ou remédio para enjôo sempre que qualquer jornal for vendido para as pessoas sérias desse país. Oh Deus!
Não quero perder a confiança em nosso país, pois a partir do momento que começar a achar tudo isso normal não sei como vou colocar a cabeça no travesseiro toda noite e dormir de forma serena.