Alcoolismo no trabalho – O HILP em Teresina cuidando da saúde dos seus trabalhadores

18 votos

 

Tendo em vista o incremento da saúde dos seus trabalhadores,  a Direção do Hospital Infanil, sediado em Teresina, e o seu grupo de humanização, promoveram no  dia 19 do corrente mês, a  palestra – Saúde e qualidade de vida, tendo como foco a questão do alcoolismo no trabalho. A idéia surgiu em função da constatação de vários trabalhadores no hospital, com dependência alcoólica, responsável, em parte, pelos casos  de absenteísmo e licenças médicas no contexto de trabalho dessa instituição. Esse cenário foi discutido pela Direção do hospital, nos encontros do GTH, na busca de uma estratégia para apoio aos trabalhadores com problema de alcoolismo. No bojo das discussões, foi sugerida pelos profissionais, a realização de uma palestra com foco nessa temática, tendo em vista a sensibilização dos dependentes, para a busca de tratamento, e a partir daí, conquistar adesões para a formação de um grupo de apoio e reabilitação no espaço hospitalar.  

O alcoolismo há muito tempo é considerado pela Organização Mundial de Saúde como uma doença, e os dependentes devem ter consciência dessa realidade, para que busquem tratamento adequado. Sabe-se que as conseqüências da dependência alcoólica são devastadoras para os usuários, não só do ponto de vista orgânico, mas psíquico e social. E no Brasil, é o terceiro responsável pelo absenteísmo no trabalho.

O evento teve como palestrante A Dra. Thania Miranda, Assistente Social, apoiadora do GRA-Grupo de Recuperação da AGESPISA (Água e Esgoto do Piaui), uma iniciativa exitosa de apoio aos trabalhadores dessa instituição, bastante premiada, em atividade há mais de 20 anos, e contou com a participação de 50 trabalhadores do hospital. O ponto alto da palestra foi o depoimento de alguns trabalhadores que já vivenciaram essa situação, o que deixou a platéia bastante atenta. O debate entre os trabalhadores foi caloroso e muitas dúvidas foram tiradas pelos participantes.

Outro aspecto positivo, foi o interesse demonstrado por alguns  profissionais que vêm participando de associações de apoio às pessoas com problema de alcoolismo, em colaborar na organização de um grupo de apoio aos  trabalhadores dependentes, no  HILP. E como proposta para iniciar esse trabalho, foi agendada a realização de visitas dos trabalhadores à AGESPISA, para participarem dos encontros do GRA, com o objetivo de conhecerem o trabalho que é realizado pelo grupo, tendo em vista uma maior sensibilização desses sujeitos.