O Melhor Amigo do Homem no Hospital

21 votos

Desde criancinha os trabalhadores de saúde aprenderam que o ambiente hsopitalar deve ser imaculadamente limpo. O motivo nós já sabemos desde o Século XIX. As bactérias tem um caso de amor com a sujeira. O problema é que as vezes esse paradigma pode criar uma obsessão por limpeza imposto pelo processo de trabalho, o que cria dogmas e mitos.

 

Vejam que interessante essa notícia abaixo. Fiquei pensando no seguinte. Se fazemos uma aposta da visita aberta e, ao mesmo tempo, investimos pra valer nos direitos dos usuários, então, por que deixar de fora do hospital os animais de estimação que muitas vezes cumprem papel correlato aos seres humanos na vida das pessoas? 

 

Hospital da PUC de Campinas implanta visita de cães terapeutas

RIO – A partir desta quinta-feira, o Hospital e Maternidade Celso Pierro, da PUC-Campinas, em parceria com a Art & Nic (centro de treinamento e formação de cães terapeutas) implantará o projeto Medicão na Enfermaria Pediátrica. Os pacientes receberão a visita de cães da raça golden retriever, a cada 15 dias, todas as quartas-feiras, das 15h às 16h30. A atividade faz parte do Projeto de Humanização do Hospital.

– O objetivo do encontro do animal com a criança ou adulto internado é de promover o bem-estar, melhorar a capacidade motora e auto-estima, diminuir a ansiedade e a quantidade de medicamentos, além de diminuir as tensões da equipe de trabalho – explica a infectologista da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Maria Fernanda Scudeler.

 

Segundo a infectologista, para garantir o sucesso do Projeto Medicão, os cães são cadastrados, possuem certificados de vacinas e vermifugação, renovados mensalmente.

– Há procedimentos realizados antes da visita, no dia e pós visita dos cães. Tudo isso para garantir a saúde das crianças, acompanhantes e profissionais – explica Maria Fernanda.

 

Notícia retirada de:

https://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2009/06/23/hospital-da-puc-de-campinas-implanta-visita-de-caes-terapeutas-756474454.asp