A PNH por Cleusa Pavan

14 votos

Somos um grupo de pessoas que pensam/praticam uma clínica transdisciplinar. Alguns princípios e métodos veiculados pela pnh no SUS "nasceram" ou foram inspirados por reflexões clínico-políticas  do "povo trans".

Cleusa, em sua fala, refez o percurso histórico da pnh desde os movimentos sociais que possibilitaram/produziram o SUS. Explicitou princípios, métodos e dispositivos que animam as práticas. E adentramos a ALMA da coisa, pois vamos nos contagiando com os acontecimentos e embarcando num devir alegre e potente.

Ao abordar a questão da humanização, ela e nós ( a roda entra em ação ) relembramos a distinção entre modos de pensá-la. Não como um imperativo moral a que estariam submetidos os trabalhadores da saúde, mas como um modo que inclui os sujeitos no jogo de todas as suas implicações de vida. Somos arrastados por devires de toda ordem no contato com o outro, o que nos torna solidários. Dá-se o Encontro.

Cleusa lembra que o tamanho de nosso país,entre muitas outras questões, pode ser um complicador para a irradiação da política.  Mas, basta lembrarmos  da rede HumanizaSUS e do processo de rápida reverberação.

Por falar nisso, alguém poderia entrar nesta roda, dizer um verso bem bonito pois preciso dizer adeus e ir embora! Tô brincando…Mas, convoco mais gente do "povo trans" para entrar nesta roda e contar mais coisas que não me ocorreram.