Congresso debate a qualidade do atendimento da saúde à pessoa com deficiência

14 votos

1-cispod_2013-logo_edit_1-52a23bfb05471.jpg

Discutir a qualidade do atendimento da saúde à pessoa com deficiência. Esta é a proposta do 1° Congresso Internacional sobre Saúde da Pessoa com Deficiência e Grupos Especiais (1°CISPoD), que acontece de 06 a 08 de dezembro de 2013, em Brasília-DF. De acordo com os organizadores, a ideia do evento surgiu durante um congresso de odontologia que reunia profissionais que trabalham diretamente com pacientes com necessidades especiais.

A partir daí, estes profissionais começaram a perceber que era de extrema importância convidar outras áreas da saúde para discutir a qualidade do atendimento médico da pessoa com deficiência, bem como convidar estas pessoas para debater temas como inclusão, acessibilidade e acolhimento.

“O evento se propõe ao debate no sentido de melhorar o atendimento a esses pacientes, de forma multidisciplinar com todos os atores envolvidos, profissionais de saúde e família”, afirma o coordenador executivo do evento, Marcílio Sales.

O 1°CISPoD vai reunir profissionais de 11 áreas: medicina, odontologia, nutrição, farmácia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, educação física, enfermagem, ensino e pesquisa. Participam, também, entidades de assistência, pessoas com deficiência e parentes.

Formatado com duas programações – uma científica e a outra social, o 1°CISPoD é desenvolvido por um Comitê Organizador que envolve a Associação Brasileira de Odontologia para Pacientes Especiais (ABOPE), a Associação DF Down, os Conselhos Regionais de Medicina, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Farmácia e Educação Física.

Durante o congresso acontecerão palestras multidisciplinares, conferências e mesas redondas. Também há um espaço chamado de “sala da família” onde os parentes das pessoas com deficiência possam trocar experiências, bem como uma extensa programação cultural com exibição de filmes, desfile e apresentação teatral, tendo abordagens relativas ao Congresso. Ainda, no congresso as pessoas que tenham qualquer tipo de deficiência poderão fazer cursos de capacitação na área de produção e venda de produtos de farmácia.
 

Tags: 1°CISPoD, assistência, congresso, deficiência, evento, inclusão, muldisciplinar, necesssidade especial, saúde
 

publicado em 06 de Dezembro de 2013

Congresso debate a qualidade do atendimento da saúde à pessoa com deficiência

Evento quer debater uma série de medidas que poderão proporcionar a esses cidadãos um atendimento integral e multidisciplinar

por Wander Veroni