280 mudas de árvores frutíferas na terra: ampliando a clínica

16 votos

Um novo programa vem se desenhando no município de Pejuçara: o Programa Árvore da Vida. Para um população de 3.900 habitantes, acreditamos ser significativo 650 pessoas com hipertensão e mais outras tantas diabéticas. Após o levantamento realizado pela Nutricionista Ângela Adam Maritins observamos que a cultura italiana favorecia a manutenção do processo de adoecer  e o acesso a alimentação adequada ficava aquém da necessidade da população.

Optamos por formar uma nova rede entre as diferentes secretarias (obras, agricultura, meio ambiente, assistência social, saúde e emater) e em rodas de conversas a idéia saiu do papel e partiu para a terra.

A idéia é que cada secretaria possa usar de autonomia e protagonismo para desenvolver o projeto e esse possa tomar o formato desejado mas, garantir o acesso e a geração de renda são objetivos fundamentais.

O que se pretende é expraiar a PNH dentro de outras secretarias e que todos possam vivenciar esses novos formatos de gestão e de atenção em benefício da defesa da vida.

Além do plantio nas residências, foram plantadas árvores nas escolas e na praça central.

No dia 09/07 a rede que coordena o projeto se encontra com Lúcia Otonelli Crescente, coordenadora Regional de Humanização, para assistir os videos do  post do Ricardo Teixeira (https://redehumanizasus.net/node/1765) e fortalecer a rede!

Agora o desejo que a vida nos dê novos frutos!

Com carinho

Cláudia-Peju