Amazonas promove IV Módulo de Formação em Humanização

13 votos

Nos dias 02 e 03 de julho aconteceu em Manaus o IV módulo do Curso para Formação de Apoiadores para a Política Nacional de Humanização no Amazonas. A programação dá continuidade ao I Curso de Educação Permanente em Humanização da Atenção e Gestão do SUS: Formação em Rede /Curso de Formação de Apoiadores para a Política Nacional de Humanização no Amazonas e contemplou os temas: Clínica Ampliada e dispositivos associados; Visita Aberta e Direito a Acompanhante; Atenção Básica coordenado pelas consultoras do MS Cleusa Pavan e Maria Esther Vilela juntamente com Apoiadores da PNH no Estado.
O curso é uma das estratégias de fortalecimento da Política Nacional de Humanização (PNH) e faz parte do Plano de Formação da PNH/MS para a Região Norte, construído em parceria com a coordenação nacional, consultores e coordenação da PNH para a Região Norte, Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Semsa e Escola de Formação Profissional Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra (ETSUS/AM).
A capacitação desses profissionais multiplicadores é essencial para incentivar a formação de redes, contribuindo para a organização dos serviços e, consequentemente, para o fortalecimento dos princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS).
Reafirma a humanização como eixo estruturante da organização da atenção, das condições de trabalho, das relações entre os atores envolvidos, das relações trabalhistas, do desempenho profissional, do controle social e da gestão participativa.

O projeto de formação de apoiadores foi estruturado em três etapas. Na primeira, em 2008, foram realizadas duas oficinas de sensibilização para as ações de humanização, com a participação de 64 trabalhadores. As oficinas funcionaram como forma de difundir os princípios, diretrizes, métodos e dispositivos da PNH, e propiciaram a identificação de trabalhadores com possibilidades de atuarem como apoiadores institucionais da política, com potencial para contribuir como co-responsáveis no processo de formação de outros trabalhadores/apoiadores na terceira etapa do plano de formação.
Na segunda etapa, o investimento está sendo focado na formação dos profissionais que se identificaram com a PNH para que estes se tornem multiplicadores do processo de humanização em todas as Unidades de Saúde no terceiro momento do processo”,