A promoção de equidade em saúde e a PNH

16 votos

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal instituiu, em junho de 2013, um Grupo de Trabalho com o objetivo de elaborar a Política Municipal de Promoção da Equidade baseada nos princípios e diretrizes da Política Nacional de Humanização – PNH. Esse GT é composto por técnicos do Departamento de Atenção Básica, da Assessoria de Planejamento, Agentes Comunitários de Saúde e apoiadora da PNH/MS.

Desse grupo surgiu a proposta da realização de um encontro buscando firmar compromissos para a valorização dos processos de mudança dos sujeitos na produção de saúde, pois somente com trabalhadores e usuários protagonistas e co-responsáveis é possível efetivar a aposta que o SUS faz na universalidade do acesso, na integralidade do cuidado e na equidade das ofertas em saúde.

Assim sendo, aconteceu no dia 20/11/2013 em Natal/RN o “I Encontro Diversidades em Saúde: Natal construindo a equidade em Busca da Cidadania”, organizado pela SMS/Natal com o apoio da PNH (na participação das consultoras Stella Maris Chebli e Bárbara Farias) e que teve por objetivo debater com os participantes a apropriação das Políticas da Equidade instituídas pelo Ministério da Saúde e discutir as dificuldades e demandas em saúde da população em situação de rua e dos povos dos terreiros.

O encontro trouxe também a questão da diversidade e os desafios de construir equidade na saúde, uma paridade co-gestiva, tema abordado pelo Prof. Alípio de Sousa Filho do Depto. de Ciências Sociais – UFRN.

Com esse encontro, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal se dispôs a discutir a proposta de construção de uma Política de Promoção da Equidade dialogando internamente com setores que tenham afinidades com o tema e externamente, com instituições que desenvolvam atividades afins, na perspectiva de instituir um Comitê. O Comitê desenvolverá ações que promovam o conhecimento do SUS visando minimizar as dificuldades de acesso aos serviços de saúde, a redução de riscos e agravos à saúde, na perspectiva da melhoria dos indicadores da saúde e da qualidade de vida para as populações em situação de vulnerabilidade.

BÁRBARA C. SANTANA FARIAS SANTOS
Política Nacional de Humanização – RN

Secretaria de Atenção à Saúde

Ministério da Saúde

Tel: (84) 8824-2157

Skype: bfarias0507
027.jpg