Mato Grosso do Sul no II Seminário Nacional de Humanização

8 votos

O Mato Grosso do Sul também teve participação ativa no II Seminário Nacional de Humanização!

Estivemos em Brasília com um grande grupo de profissionais de diversos municípios e Instituições do nosso Estado.

Durante o evento pudemos trocar experiências e enxergar novas possibilidades em prol de um SUS mais humanizado. Nas participações em rodas, mesas e demais atividades temos certeza que voltamos para casamais embasados e enriquecidos pela dinâmica do Seminário.

Ao final realizamos uma roda para definirmos novos rumos, sistematização das ações e implementação do trabalho já iniciado.O grupo realmente acredita em mudanças e cada um tem sua contribuição nesse processo.

 Diante disso, damos destaque à brilhante participação da farmacêutica Fabiana Vicente de Paula, residente no município de Itaporã, que venceu na categoria "Acolhimento" com a apresentação de seu pôster entitulado Farmácia Solidária cuja diiretriz ligada a seu trabalho é: Estimular práticas resolutivas, racionalizar e adequar o uso de medicamentos, eliminando ações intervencionistas desnecessárias. Seu trabalho é realizado na Farmácia Municipal de Itaporã – MS , que justifica-se para humanização da saúde por  racionalizar e adequar o uso de medicamentos, vejo esta prática como uma forma de prevenção para automedicação, intoxicação de medicamentos; ensinar o uso correto dos medicamentos e uma forma de ajudar o próximo.

Resumo do trabalho:
O trabalho funciona da seguinte forma:
Dentro da Farmácia Municipal, temos um espaço reservado na prateleira para os medicamentos doados, sendo estes doados pela população e médicos que doam amostras grátis.
Quando são feitas as doações, os medicamentos passam por uma fiscalização com a Farmacêutica, que observa lote, data de validade, estado físico, etc.
Sendo aprovado, é encaminhado para o determinado espaço reservado denominado Farmácia Solidária, e de acordo com a demanda (receitas prescritas) são entregues aos pacientes. Lembrando que os profissionais que realizam esse serviço, são os mesmos que trabalham na Farmácia Municipal.

 Parabéns Fabiana!

Parabéns Mato Grosso do Sul!