CTH MobSUS – MT – POTENTE TECNOLOGIA DE ENCONTRO DA PNH

25 votos

foto_6_0_0.jpg   

Quando o Ministério da Saúde trouxe a proposta da criação da ferramenta CTHMobSUS, confesso que ficamos meio preocupados e sem muito estímulo. Como o balanço de um barco navegando sobre as ondas, somos trabalhadores dessa rede que ora se apresenta na crista (rede quente), ora marola, (rede fria). Mas compreendemos e encaramos tudo isso como um movimento em um processo de construção.

    Apostamos e acolhemos a CTHMobSUS em nosso Estado-MT que refletiu a possibilidade da transversalidade das ações em saúde nas redes de serviço, com toda potência e protagonismo desses trabalhadores e a inclusão dos usuários num movimento de apropriar-se do fazer da/na saúde.

    É bastante interessante um exercício que aprendi na faculdade de Artes, chamado laboratório, que consiste em observar atentamente as pessoas em seu cotidiano geralmente em locais públicos e bastante frequentados, valorizando cada movimento, cada olhar, cada fala, cada trejeito, para subsidiar a composição de um papel. Exercitei durante esses 05 encontros da CTHMobSUS essa técnica e hoje me pego debruçada, a relatar o que vi, senti, curti e saboreei, “o como”, novos membros se adentraram se colocaram, se envolveram, comprometeram e engrossaram esse grupo CTHMobSUS, que já tem forma. Forma de rede, de teia, que vem sendo tramada com fios fortes e potentes.

    Hoje, já vivemos um momento, (ainda que inicial), bastante inclusivo e comprometido pela tríade da saúde, na busca de um SUS de/para todos no Estado de Mato Grosso.

    Desejo que 2014 traga-nos vigor, comprometimento rumo a realização de um SUS mais acolhedor, resolutivo e equânime!