II seminario nacional de humanização

9 votos

 

 

 

 

 

Desejo compartilhar com os senhores a minha satisfação de ter sido protagonista do II seminário nacional de humanização. Digo protagonista, pois foi assim que me senti: coprodutora de um sus que está sendo escrito. E escrito pelas nossas mãos.

Saí do nosso agradabilíssimo encontro com a visão de que a história de humanização está sendo construída a cada dia de nossas intervenções, cada um em seus estados, municípios e demais instâncias de atuação. Gostei da forma como foram conduzidas as rodas e mesas sem a intenção de esgotar assuntos e dar respostas prontas à infinitude de dúvidas e de sotaques diversos. Pois essa é uma das intenções da política: formar pensadores atuantes, e atores pensantes. Trouxe comigo a bandeira: Faça acontecer! tendo como guia as diretrizes da PNH e como ferramentas, os dispositivos. E voltei com tantas e tantas idéias…. como foi bom e importante a troca de experiências, das dúvidas( será que é humanização o que prego?), dos receios, das angústias,da esperança e do desejo de mudar a atenção à saúde de nossa sociedade.

Nesses bons dias pude aprender um tanto mais a respeito de subjetividades e coletividades. Assim como aprendi que os conceitos são interligados na prática. Eu aprendi mais, e chego no meu ambiente de trabalho com mais segurança, vestindo uma camisa diferente e percebo a importância daquela camiseta que recebemos de presente como um recado bastante simbólico: Vá e vista essa camisa de um sus que dá certo! E quantos símbolos interessantes estiveram presentes no seminário: a ágora, o pen drive, os materiais, os espaços, o acolhimento em forma de alimentação deliciosa, em traslado e etc…todos esses símbolos do carinho em que o evento foi organizado. Carinho esse demonstrado também na presença de pioneiros da PNH, o que deu maior credibilidade ao encontro. E nas apresentações culturais que alegraram as nossas tardes.

Também compartilho a satisfação de ter conhecido muitas pessoas e trocado contatos no desejo de estender esse clima de esperança, motivação e troca de saberes. Penso que se, além de informar, o seminário teve a intenção de nos motivar, o objetivo foi alcançado com elegância.

Enfim, adorei conhecer um pouco mais da Pnh e compartilhar momentos tão interessantes com vocês.

Paz e Bem

Thais